Notícias

Dra. Ana Patrícia Salha é reconduzida ao cargo de Corregedora-Geral durante Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, abril de 2019 às 15:55
Posse aconteceu durante Sessão Solene do Conselho Superior

Posse aconteceu durante Sessão Solene do Conselho Superior

A Defensora Pública Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha foi reconduzida, nesta sexta-feira (05), ao Cargo de Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, durante a 2ª Sessão Solene do Conselho Superior da Defensoria Pública, realizada neste ano de 2019. A Sessão, conduzida pelo Presidente do Colegiado e Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, contou com a presença da equipe da Corregedoria-Geral e do esposo da empossada, Philippe Salha, Superintendente Regional do Trabalho no Piauí.

Dra. Ana Patrícia Salha

Dra. Ana Patrícia Salha

Em seu discurso de posse, Dra. Ana Patrícia Salha destacou as ações da Corregedoria e o comprometimento da pasta com a Gestão da Defensoria Pública. “Preciso dizer que são três os pilares básicos que nos guiam: independência, transparência e eficiência, sempre buscando um modelo de Corregedoria mais proativa. No Biênio 2017/2019 que ora se encerra, adotamos várias medidas de gestão voltadas à otimização e maior eficiência dos trabalhos, entre as quais o aperfeiçoamento da página da Corregedoria no site, atualização diária da escala de plantão, modificação na forma de envio dos relatórios do plantão, que passaram a ser emitidos eletronicamente e racionalização do acervo existente dos arquivos temporários e permanentes. Adotamos a fixação de rotinas de trabalho, inseridas no Regulamento Interno da Corregedoria, publicado em junho de 2017, na forma do Provimento Nº 04/2017, que traz, além da parte organizacional, instrumentos jurídicos e metodologia em suas ações de controle, visando antes de tudo a transparência. Em julho de 2017 demos início aos trabalhos correicionais, contabilizando o número de 39 Defensorias Públicas correicionadas. Em 2018, iniciamos os trabalhos de avaliação de desempenho dos Defensores Públicos em Estágio probatório. Tive ainda a  honra de partilhar debates do mais alto nível como membro nato desse Egrégio Conselho Superior. Devo dizer que elaboramos um planejamento estratégico para o biênio 2019/2021, com metas que entendemos exequíveis, ao tempo em que proclamamos que, nesta gestão que ora se inicia, serão conjugadas as atividades orientativas e censoras, inerentes à Corregedorioa, com  ênfase na implementação maciça de ações de caráter preventivo, embasadas em alternativas pedagógicas e éticas e somente excepcionalmente em caráter punitivo”, enfatizou Dra. Ana Patrícia Salha.

Dra. Ana Patrícia e equipe da Corregedoria

Dra. Ana Patrícia e equipe da Corregedoria

A Corregedora-Geral aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe da Corregedoria, aos membros da Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, ao Conselho Superior pela  expressiva votação e ao Defensor Público Geral e Presidente do Conselho, pela confiança demonstrada ao escolher seu nome para o cargo.

Após a fala da empossada, os demais Conselheiros se manifestaram. Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior desejou sucesso à Corregedora. “Quero parabenizar Dra. Ana Patrícia Salha e desejar que tenha uma gestão exitosa neste novo Biênio, a exemplo dos resultados alcançados anteriormente frente a Corregedoria. Atestamos ou seu compromisso para com a Instituição”, disse.

“Como Defensora Pública correicionada, posso testemunhar a qualidade dos trabalhos de Dra. Ana Patrícia Salha como Corregedora, desenvolvendo uma eficiente orientação educativa.  Aproveito para parabenizar a equipe que escolheu e que a assessora, bem como a sua atuação neste Conselho. Tenho aprendido muito com ela. É uma pessoa que faz tudo com riqueza de detalhes, uma Conselheira pesquisadora. Essa será a continuidade de um trabalho que já vinha sendo feito com sucesso. Seja bem-vinda novamente a esse Conselho Superior”, disse a Conselheira Secretária, Dra. Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti.

“A Apidep tem muito o que agradecer a Dra. Ana Patrícia, que já fez parte dos quadros associativos como sempre com essa postura de mulher visionária. Ela sempre está à frente. Vendo além em toda a carreira. Me sinto muito honrada que minha Instituição tenha uma mulher forte como Dra. Ana Patrícia e, em nome de todos os associados e associadas, eu a  saúdo”, destacou Dra. Ludmilla Maria Reis Paes Landim, Presidente da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos.

Defensoras Públicas do Piauí

Defensoras Públicas do Piauí

O Ouvidor-Geral da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite, também parabenizou Dra. Ana Patrícia Salha pela recondução. “Parabenizamos e desejamos sucesso, ao tempo em que nos colocamos à disposição para parcerias, objetivando que cada vez mais essa Instituição tenha sucesso”, disse.

“Queremos agradecer a Dra. Ana Patrícia Salha pelo trabalho no sentido de aproximar mais a Corregedoria dos Defensores, levando em conta diversas situações e a necessidade de padronização de procedimentos. A Corregedoria, ao longo desses anos,  vem se fortalecendo e tendo cada vez mais uma atuação proativa, o que decorreu também da estrutura da Defensoria Pública. Parafraseando Nelson Mandela digo que ‘tudo parece impossível até que seja feito’, nesse sentido, na Defensoria temos uma Corregedoria atuante e acreditamos que será sempre mais, especialmente do ponto de vista de orientação aos Defensores. Desejo que durante esses dois anos a Corregedoria se fortaleça, cresça mais e se aproxime cada vez mais dos Defensores, no sentido de estabelecer esse diálogo. Com certeza, a Corregedoria faz parte do crescimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou Dr. Erisvaldo Marques.

Também se manifestaram os Conselheiros Dra. Sheila de Andrade Ferreira, Dra. Gisela Mendes Lopes, Dr. Robert Rios Magalhães Júnior, Dr. Leandro Ferraz Ribeiro Damasceno e a Corregedora-Auxiliar, Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, todos parabenizaram e desejaram êxito à Corregedora-Geral no biênio iniciado.