A Defensoria Pública Regional de Bom Jesus, que tem como titular a Defensora Pública Ana Cristina Carreiro de Melo, vem obtendo significativos resultados na prestação de serviços aos assistidos mesmo durante o atual período pandêmico, que levou a população a modificar seu modo de vida e as Instituições a adotarem novas práticas, para que possam desenvolver suas atividades com qualidade. De março a julho do corrente ano a Defensoria de Bom Jesus realizou 900 ações entre atendimentos, pedidos de liberdade, recursos e petições. Também possui 1.458 processos em andamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Das ações desenvolvidas 315 correspondem a atendimentos, 438 a petições incidentes e cotas, 78 a ações judicializadas, 48 a pedidos de liberdade, além de 21 recursos. Os serviços são prestados por meio de canais disponibilizados, como chamadas telefônicas, whatsApp e email. “Esse momento de pandemia fez com que a população em geral modificasse o seu modo de vida. Da mesma forma, ocorreram com os serviços públicos, estes não ficaram parados. Na Defensoria em Bom Jesus, cotidianamente prestamos serviços de assistência jurídica, através dos canais de atendimento, principalmente via WhatsApp, buscando atender da melhor forma quem nos procura. Esse trabalho árduo decorre também da enorme colaboração do assessor James Batista, assim como dos estagiários”, explica Ana Cristina Carreiro.
Entre os muitos resultados alcançados a Defensora Pública cita a transferência de um bebê para Teresina ocorrida durante um fim de semana. “Por meio dos canais de comunicação, a mãe de um bebê de apenas 06 meses de idade, solicitou a assistência jurídica para postularmos a transferência do menor do Hospital Regional de Bom Jesus para um Hospital de Referência em Teresina, para tratar da sua saúde que se encontrava em estado grave, com suspeitas de calazar. Realizamos o pleito perante o Núcleo de Plantão Polo Bom Jesus já no início da noite de sábado, sendo concedida a liminar, prontamente. Posteriormente, já no final do Domingo a genitora do menor entrou em contato agradecendo, que chegaram bem, inclusive nos enviou mensagem de agradecimento”, diz Ana Cristina Carreiro.
Na mensagem enviada, D. S. L. relata “Super agradeço à Defensoria Pública de Bom Jesus, por ter agilizado a transferência do meu filho D. A. S. A. que se encontrava internado no Hospital Regional de Bom Jesus muito doente, com suspeita de calazar, e foi levado para Teresina onde já teve o quadro de saúde praticamente estabilizado e continua fazendo exames e alguns tratamentos. Não tenho palavras para agradecer a vocês pela capacidade e competência.”
A Defensora Pública Ana Cristina Carreiro reafirma o compromisso em fazer valer os direitos daqueles que procuram a Defensoria Pública. “Mesmo trabalhando de forma remota, conseguimos assegurar a assistência jurídica aos mais necessitados”, enfatiza.