ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Atuação da Diretoria Regional da Defensoria foi tema de live da Esdepi

 

kg2

Com o objetivo de promover ainda mais a ligação da Defensoria Pública  com a população, a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), que tem como Diretora a Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, vem dando seguimento às lives semanais nas quais são abordados temas relacionados ao atendimento da Instituição, assim como de interesse geral nesse período de pandemia.

No último dia 29, o atendimento da Diretoria Regional foi detalhado pelas Defensoras Públicas Karla Araújo de Andrade Leite e Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa, respectivamente Diretora e Coordenadora Auxiliar da Diretoria Regional.live

As duas Defensoras Públicas discorreram sobre a atuação da Diretoria nesse período de isolamento social e avaliaram a oportunidade como positiva. “O objetivo da live era informar à população acerca das atribuições dos Defensores Públicos que atuam nas Comarcas do interior do Estado, abrangidas pela Diretoria Regional. Coube a mim falar sobre as competências criminais, ressaltando que todas estão sendo realizadas nesse momento de isolamento social, à exceção das audiências de custódia, que estão suspensas pelo Tribunal de Justiça. Com isso, buscou-se tranquilizar as pessoas e mostrar que não estamos parados, que nossos canais de atendimento, seja por telefone, e-mail, redes sociais, estão disponíveis e que ninguém precisa esperar o retorno das atividades presenciais para ser assistido. Acredito que a nossa intenção tenha sido transparecida e que nosso público alvo tenha se tranquilizado”, ressalta Germana Melo.

A Diretora Regional, Karla Andrade, diz que “a live foi um momento muito importante para esclarecer quem é a Diretoria Regional, onde atua, e como vem organizando ações com o intuito de defender a população dos efeitos da Pandemia. Muito importante informar à população que nós não estamos parados, e que estamos agindo em prol da coletividade, na maioria das vezes com medidas extrajudiciais, mas judicializando também quando não temos outra alternativa. Já conseguimos algumas liminares importantes, e seguimos atentos aos acontecimentos para agir sempre pautados na preservação da vida e da saúde dos nossos assistidos”.live2

Para a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior “A live realizada no dia 30.04.2020, pelas Defensoras Públicas Karla Andrade e Germana Pessoa, respectivamente, Diretora e Coordenadora das Defensorias Regionais, foi extremamente esclarecedora e informativa, proporcionando ao público conhecimento das atribuições dos defensores regionais, bem como das atividades desenvolvidas desde o início do regime especial de trabalho remoto, com resultados expressivos para os usuários dos serviços da instituição, promovendo e garantindo os direitos humanos dos nossos assistidos.  A Defensoria não para. Continuamos atentos e vigilantes neste período de isolamento, trabalhando para assegurar o respeito aos direitos individuais e coletivos dos piauienses, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social”.

Na próxima segunda-feira, às 16h, a Esdepi disponibilizará dentro da live “Bem leve”, o tema O poder da Comunicação. A live será conduzida pela defensora Pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Coordenadora do Sistema Prisional e contará com a participação do jornalista Luís Fernandes.O Instagram da Defensoria é @defensoriapiaui.