Notícias

Capacitação do Sistema Solar por meio de plataforma virtual reúne 250 pessoas em dois dias

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, agosto de 2020 às 18:39

solar1

A capacitação para a operacionalização do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar) realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí nesta semana, por meio de plataforma virtual, reuniu 250 pessoas entre Defensores Públicos, servidores e estagiários. A capacitação vem sendo coordenada pela Diretoria Administrativa e Coordenação de Tecnologia da Informação da DPE-PI.

O Sistema Solar é considerado uma das melhores ferramentas para atendimento no meio jurídico atualmente. Sua implantação na Defensoria Pública do Piauí faz parte do projeto de aparelhamento, modernização e segurança, previstos no Plano Estratégico da Instituição.

O Solar foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que cedeu a ferramenta à DPE-PI prestando toda a assistência na capacitação dos profissionais da TI local.

A implantação do Solar na DPE-PI acontece de forma sistemática. Já em setembro de 2019 Defensoras e Defensores Públicos, servidores e estagiários começaram a conhecer as especificidades do Sistema, durante apresentação feita no auditório da Casa de Núcleos. A partir daí iniciaram as capacitações, sempre com expressivo número de participantes.

O Diretor Administrativo da Defensoria, Defensor Público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, destaca que a boa frequência destas etapas da capacitação ocorridas de forma online, causaram satisfação à Gestão da Defensoria. “A excelente participação que obtivemos por parte de Defensores Públicos, servidores e estagiários, nos mostra que as pessoas realmente estão comprometidas com as inovações e melhorias na Instituição. A procura foi tão intensa que na quarta-feira, segundo dia da capacitação, tivemos que abrir uma nova turma. O Solar representa um passo importante na história da Defensoria Pública do Estado do Piauí, proporcionando ganhos inquestionáveis à atividade fim ao possibilitar a criação de um banco de dados com todas as informações dos assistidos e todos os atendimentos a eles prestados, além do  monitoramento integral de todas as atividades desenvolvidas. É uma mudança de paradigma para nossa Instituição e já cogitamos a realização de uma nova capacitação online nos próximos dias”, afirma o Diretor.