Notícias

Colaboradores do Plantão Defensorial recebem capacitação em Peticionamento Judicial Eletrônico

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, agosto de 2018 às 16:31
treinamento foi realizado no último dia 09

treinamento foi realizado no último dia 09

Os colaboradores que integram o Plantão Defensorial da DPE-PI participaram,  na última quinta-feira (09), de um treinamento sobre Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe) de 2° Grau, tendo por objetivo estarem capacitados para o encaminhamento dos pedidos formulados durante o referido Plantão, dentro das especificidades adotadas pelo  Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha, esteve presente ao momento.

De acordo com comunicado divulgado pelo Tribunal, desde o último dia 6, todos os pedidos formulados em regime de Plantão, no âmbito do 2º Grau, devem ser apresentados por meio do Portal do Processo Judicial Eletrônico, como previsto na Resolução TJ/PI Nº 111/2018, datada de 16 de junho de 2018.

Colaboradores foram capacitados

Colaboradores foram capacitados

O treinamento para os colaboradores do Plantão Defensorial,  Eduardo Oliveira Castro, Bárbara Frazão Leal e Júlia Magalhães, foi ministrado pelo assistente administrativo da DPE-PI, Valtécio Clementino Maciel, que considerou o aproveitamento como positivo. “Foi bastante produtivo o treinamento considerando a dedicação dos participantes, que estavam bem interessados. Trata-se de um Sistema que apesar das muitas funcionalidades,  o que pode assustar os usuários que têm contato pela primeira vez, é bastante intuitivo. Então as ferramentas de uso são bem direcionadas. Se a pessoa vai protocolar um processo, basicamente vai ter um caminho. As outras ferramentas, como busca, pesquisa, indexação, agrupadores e demais, só estarão disponíveis quando for preciso usá-las. A equipe do Plantão terá todo o apoio para iniciar o uso do Sistema e já nos dispusemos a acompanhar o peticionamento das primeiras peças , para dirimir todas as dúvidas”, afirma Valtécio Maciel.

Entre os colaboradores, foi unânime a aprovação ao treinamento. “O curso foi ótimo. Aprendemos várias funcionalidades do PJe. Agora que os pedidos de 2ª instância no Plantão devem ser feitos por meio desse Sistema, o aprendizado foi de extrema importância para manter a celeridade que as demandas neste setor exige”, diz Bárbara Frazão.

As dúvidas sobre o PJe foram esclarecidas

As dúvidas sobre o PJe foram esclarecidas

Eduardo Castro também considerou a capacitação fundamental. “Foi muito didática, o instrutor bastante solícito. Tudo que vem para dar celeridade aos trabalhos do Plantão é  bem-vindo. O PJe  vai auxiliar muito na efetividade das demandas”, destaca.

“Eu nunca tive acesso ao PJe, então, para mim, foi extremamente importante o treinamento, porque como agora os pedidos formulados em regime de Plantão devem ser apresentados por esse meio, saberei como fazer”, complementa Júlia Magalhães.

Para a Corregedora-Geral da Defensoria, Dra. Ana Patrícia Salha, o treinamento foi essencial para garantir a funcionalidade do Plantão Defensorial. A Corregedora lembra ainda que a partir de agora todos os Defensores e Defensoras plantonistas terão, obrigatoriamente, que levar o Token no dia em que estiverem escalados.