ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Comunicação Não-Violenta será abordada em live da Esdepi nesta segunda-feira (27)

Dr Gerson e Alynne

A Comunicação Não-Violenta será o tema abordado nesta segunda-feira (27), na live “Bem Leve”,  que a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi) disponibiliza a partir das 16h, por meio do Instagram da Instituição @defensoriapiaui. Participarão o Coordenador do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e a Defensora Pública Auxiliar do NUSCC, Alynne Patrício de Almeida Santos.

A live faz parte de um projeto da Esdepi que, nesse período de isolamento social buscou formas alternativas de aproximar a Defensoria Pública da população. A Escola oferece três lives toda semana, às segundas, quartas e quintas-feiras, nas quais são abordados o atendimento da Defensoria,  temas relacionados à Instituição e ao momento vigente no mundo devido aos riscos de contágio do Novo Coronavírus. A Esdepi conta com a direção da Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho.

Sobre a live desta segunda-feira a Defensora Auxiliar do NUSCC diz que “principalmente nesta pandemia, nesta quarentena, está se falando muito sobre mediação e conciliação como forma de mediação dos conflitos, então  vamos estar conversando sobre uma das técnicas de mediação que a Comunicação Não-Violenta e como ela pode auxiliar que as partes se conciliem e consigam harmonizar conflitos. Também vamos abordar as recentes alterações  legislativas na lei dos juizados, prevendo também a conciliação por meio telepresencial e a portaria do Tribunal de Justiça regulamentando isso no âmbito do Cejusc”, informa Alynne Patrício.

O Defensor Público Gerson Henrique Sousa afirma que é necessário que as pessoas estabeleçam uma forma de comunicação saudável para a solução de conflitos.  “As relações interpessoais estão hoje muito agressivas. Algumas pessoas parecem ter abandonado a sua natureza compassiva e isso tem gerado muitos conflitos. Então a Comunicação Não-Violenta entra nesse cenário para estabelecer uma comunicação mais saudável, empática e respeitadora, mostrando que nós mesmos também temos responsabilidade por nossos conflitos. A importância desse tema é enorme diante da agressividade que impera nos dias atuais, especialmente nas redes sociais. Então minha expectativa é que tenhamos uma live bem interessante, repleta de diálogos e descobertas e que as pessoas tomem a live como um primeiro passo para colocar em prática a comunicação não violenta, pois isso permitirá o aprimoramento de seus relacionamentos”, afirma o Coordenador do NUSCC.