Notícias

Consultor do Prêmio Innovare destaca excelência de projetos da Defensoria Pública

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, junho de 2020 às 11:12

elas

As Defensoras Públicas Sheila de Andrade Ferreira e Patrícia Ferreira Monte Feitosa, foram entrevistadas nesta sexta-feira (05), por videochamada,  pelo consultor do Prêmio Innovare Rafael Medeiros Cavalcanti de Albuquerque. As Defensoras concorrem ao Prêmio respectivamente  com projetos “Construindo Pontes de Acesso Jurídico às Pessoas em Situação de Cárcere” e “Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”.

Rafael Cavalcanti explica que o Innovare, é o prêmio nacional de maior repercussão na Justiça brasileira e que visa disseminar boas práticas dos agentes que têm atuação na área do Judiciário. Ele também elogia  a atuação da DPE-PI. “ A Defensoria Pública do Piauí é muito atuante. Em 17 anos como consultor do Innovare vejo que é a Defensoria que conta com projetos muito bons e esses desse ano  me impressionaram bastante, porque realmente visam o que o Inovarre busca, que é favorecer as classes mais humildes, mais carentes, que não têm acesso à Justiça. Qualifico os dois projetos como excelentes”, disse.

Defensora Sheila de Andrade orienta reeducando

Defensora Sheila de Andrade orienta reeducando

O consultor do Innovare informa que o Prêmio acontece em várias etapas. “Primeiro elas foram pré-selecionadas, agora veio a segunda fase que é a da entrevista, a partir da qual vou elaborar um relatório e enviar para a Coordenação, após isso acontecerão mais duas ou três etapas internas e ao final de outubro conheceremos  os finalistas, que se a pandemia deixar vão recebe o prêmio em Brasília. O Innovare é para o país inteiro, é difícil ganhar, mas é gratificante quando você vence”, destaca.

Sobre as Defensoras Sheila de Andrade e Patrícia Monte, Rafael Cavalcanti tece elogios. “São duas Defensoras muito atuantes, exemplos que devem ser seguidos pelo Brasil inteiro. São muito dedicadas e os projetos, tanto os desse ano como os que acompanhei no ano passado, são muito bons, atendem ao alcance social, um dos pontos fundamentais; têm baixo custo, o que também é importante, além de exportabilidade, ou seja, podem ser implantados em qualquer lugar. Espero que algum deles tenha sucesso e, mesmo que não vençam, serão qualificados na página do Prêmio Innovare como práticas a serem seguidas. Importante essa divulgação, inclusive para que outras pessoas possam adaptá-los em outros lugares. É isso que o Innovare busca”, afirma.

Sobre sua participação no Innovare,  a Defensora Pública Sheila de Andrade, que é Diretora Cível da Defensoria, diz que “mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo, sinto-me feliz em ter um projeto selecionado para a segunda fase do Prêmio Inovare na categoria Defensoria  Pública. O Projeto “Construindo Pontes de Acesso Jurídico às  Pessoas em situação de Cárcere” foi apresentado e aprovado pelo Dr. Erisvaldo Marques, desde abril 2019, recebendo todo o apoio para sua implementação. De lá até antes da pandemia, com a suspensão dos serviços presenciais, fizemos visitas  mensais em diversas Unidades Prisionais, fazendo atendimentos e levando os serviços jurídicos da seara cível às pessoas presas. Espero que outros projetos sejam implementados e que o serviço da Defensoria Pública estadual seja divulgado e reconhecido cada vez mais, por seu importante papel como Instituição essencial em defesa dos vulneráveis”, ressalta.

Defensora Patrícia Monte atende assistida

Defensora Patrícia Monte em atendimento

A Defensora Patrícia Monte, que é Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria, destaca a etapa do Prêmio. “ Fui entrevistada hoje pelo consultor do  Instituto Innovare, Rafael Cavalcanti, sobre o Prêmio 2020 pela inscrição do Projeto “Mente Cidadã”. Na oportunidade expus os objetivos estratégicos, realçando a inclusão social e a importância dos seminários com a assistência social da Fundação Municipal de Saúde e Semcaspi. O Prêmio é motivação para novos desafios”.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis afirma que é uma grande satisfação ver projetos da Defensoria ganharem destaque no Innovare. “São projetos de grande relevância para a população vulnerável do nosso Estado, tendo sido idealizados e desenvolvidos com compromisso e dedicação pelas nossas Defensoras Públicas Sheila de Andrade e Patrícia Monte, duas profissionais extremamente dedicadas que não medem esforços no cumprimento de sua missão. Nossa expectativa é a melhor possível no sentido que o Piauí volte a ser agraciado com o Prêmio, o que já ocorreu e 2010, com o Projeto “Desburocratizando a Justiça para a Mulher em Situação de Violência”, de autoria das Defensoras Verônica Acioly e  Lia Medeiros. Esperamos ter essa mesma alegria agora em 2020”.