Notícias

Corregedor da Defensoria Pública recebe Relatório de Gestão da Ouvidoria-Geral Externa da Instituição

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, fevereiro de 2022 às 13:59

Corregedoria 1

O Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Francisco de Jesus Barbosa, recebeu na manhã desta terça-feira (15), a visita do Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, que entregou oficialmente o relatório do seu primeiro ano de gestão à frente do Órgão Auxiliar da nossa Instituição.

O documento apresentado reúne todas as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Defensoria durante os meses de dezembro de 2020, até dezembro de 2021, compilando todas as ações que objetivam a ampliação do acesso à Justiça, promoção da educação em direitos, defesa dos direitos dos assistidos, visando construir e fortalecer formas de atuação pautadas na interlocução efetiva com os (as) assistidos (as) e as Organizações da Sociedade Civil.

Em ordem cronológica, o relatório apresenta informações dos mais de 800 atendimentos realizados durante o período estabelecido, entre solicitações diversas, informações, reclamações, retornos, ciências de processos, demandas coletivas, denúncias, sugestões e elogios. O relatório também indica que outras 32 cidades, além da capital, buscaram o atendimento da Ouvidoria da Defensoria.

O Defensor Público e Corregedor da DPE/PI, Francisco de Jesus Barbosa, destacou a importância da atuação da Ouvidoria-Geral Externa da Defensoria, objetivando construir e fortalecer formas de atuação pautadas na interlocução efetiva com os (as) assistidos (as), instituições, órgãos e as Organizações da Sociedade Civil. “A Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do Piauí teve a grata visita do nosso Ouvidor-Geral, Djan Moreira, na data de hoje. Na oportunidade em que recebeu o Relatório de Gestão no período de 15 dezembro de 2020 a 31 de dezembro de 2021, em que são elencadas as ações desenvolvidas por essa Ouvidoria, trazendo expressivos dados como informação, reclamações, retornos, ciências de processos, demandas coletivas, constando as cidades em que foram atendidos, em diversas manifestações, destacando, ainda, outros estados da nossa federação, bem como de uma vinda de Portugal. Esta Corregedoria-Geral manifesta aplausos pelo trabalho desenvolvido pelo nobre Ouvidor”.Corregedoria 2

Para o Ouvidor-Geral da Defensoria, Djan Moreira, a reunião visou, além da apresentação do Relatório de Gestão, o estreitamento de laços entre Ouvidoria-Geral e Corregedoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí. “A palavra é de gratidão ao nosso Corregedor-Geral, Francisco Jesus Barbosa. O objetivo da reunião foi apresentar ao eminente Corregedor-Geral, o Relatório de Gestão da Ouvidoria, mostrando para ele nossa atuação no primeiro ano. O encontro visou também estreitar os laços entre a Ouvidoria e a Corregedoria. A minha palavra é de gratidão, e renovo à sua excelência, o Corregedor-Geral, Francisco de Jesus Barbosa, a nossa mais profunda admiração, respeito e também a nossa sempre disponibilidade de parceria”.

Como consta no Relatório apresentado, além do Piauí, a Ouvidoria foi buscada por mais 7 estados: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. A nível internacional, as solicitações também foram requisitadas por assistidos da DPE/PI residentes em Portugal, na Europa.