Notícias

Corregedoria Geral inspeciona Plantão Defensorial e inicia nova etapa das Correições Ordinárias

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, setembro de 2017 às 10:07
Dra. Ana Patrícia Salha juntamente com Dra. Elisa Cruz Ramos Arcoverde e o colaborador Eduardo Castro que foram os plantonistas escalados para o domingo, dia 24.

Dra. Ana Patrícia Salha juntamente com Dra. Elisa Cruz Ramos Arcoverde e o colaborador Eduardo Castro que foram os plantonistas escalados para o domingo, dia 24.

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí inicia, a partir desta segunda-feira (25), mais uma etapa de trabalho das correições ordinárias de 2017. Na agenda que abrange o mês de outubro, estão a 1ª Defensoria Pública da Saúde,1ªDefensoria Pública do Idoso, 2ªDefensoria Pública do Idoso, 3ªDefensoria Pública do Idoso, e nas Defensorias Públicas Regionais de União, de Água Branca, 1ª Defensoria Pública de Oeiras, 2ª Defensoria Pública de Oeiras e de Altos.

Nos meses de agosto e setembro, trinta Defensorias Públicas foram correcionadas. A primeira etapa das correições aconteceu no mês de agosto de 2017, nas Defensoras Públicas de Categoria Especial (1ª Defensoria de Categoria Especial, 2ª Defensoria de Categoria Especial, 3ª Defensoria de Categoria Especial, 4ª Defensoria de Categoria Especial, 5ª Defensoria de Categoria Especial, 6ª Defensoria de Categoria Especial, 7ª Defensoria de Categoria Especial e 8ª Defensoria de Categoria Especial), na sequência, foram correicionadas as Defensorias Públicas Regionais de São João do Piauí, São Raimundo Nonato (1ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato, 2ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato, 3ª Defensoria Pública de São Raimundo Nonato e Núcleo de Defesa da Mulher do referido município.

No mês de setembro, foram correicionadas, as Defensorias Públicas do Consumidor (1ªDefensoria Pública do Consumidor, 2ªDefensoria Pública do Consumidor, 3ªDefensoria Pública do Consumidor) e a 1ª Defensoria Pública de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas. Também nesse período foram correicionadas as Defensorias Públicas Regionais de Campo Maior (1ªDefensoria Pública de Campo Maior, 2ªDefensoria Pública de Campo Maior, 3ªDefensoria Pública de Campo Maior), de Cocal e de Parnaíba (1ª Defensoria Pública de Parnaíba, 2ªDefensoria Pública de Parnaíba, 3ªDefensoria Pública de Parnaíba, 4ªDefensoria Pública de Parnaíba, 5ªDefensoria Pública de Parnaíba, 6ªDefensoria Pública de Parnaíba, 7ªDefensoria Pública de Parnaíba) e os Núcleos da Mulher de Parnaíba e de Luiz Correia.

Segundo a Corregedora-Geral da DPE-PI, defensora Pública Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha, o objetivo das Correições é verificar a regularidade dos serviços, a eficiência e a pontualidade dos membros, servidores e colaboradores da Defensoria Pública no exercício de suas funções, bem como o cumprimento das obrigações legais e das determinações da Defensoria Pública Geral, da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior da Defensoria Pública.

Durante o trabalho a Corregedoria Geral da Instituição presta esclarecimentos, orientações, coleta dúvidas e possíveis dificuldades de Defensores Públicos, servidores e colaboradores, a respeito do desempenho das ações realizadas, com intuito de proporcionar futuras recomendações para melhorias dos trabalhos desenvolvidos.
A equipe da Corregedoria também recebe informações, sugestões e reclamações dos assistidos, agentes políticos e da população quanto à atuação funcional dos Defensores Públicos, servidores, estagiários, e auxiliares, com atribuições nos órgãos correicionados, e também a respeito do desenvolvimento das atividades junto à Defensoria Pública.

“As Correições têm como finalidade avaliar os atendimentos prestados e as ações realizadas com os assistidos, na atuação direta de Defensores Públicos e equipes multidisciplinares em projetos sociais que contribuam para garantir os direitos e cidadania da população”, explica a Corregedora-Geral da DPE-PI, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha.

Neste domingo a Corregedoria fez inspeção no Plantão Defensorial, que funciona no Fórum Cível e Criminal e que teve como plantonistas escalados a Defensora Pública Dra. Elisa da Cruz Ramos e o colaborador Eduardo Castro. de acordo com a Corregedora Geral o Plantão transcorreu dentro da normalidade. O Plantão Defensorial atende questões de natureza urgente, que não podem esperar pelo expediente norma da Instituição.