Notícias

Defensor-Geral participa de solenidade de entrega de certificados para reeducandos do Sistema Prisional

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, outubro de 2022 às 15:01

1

Aconteceu nesta terça-feira (4), na Colônia Agrícola Major César, na BR-343 Km 26, no município de Altos, a solenidade de entrega dos certificados para reeducandos do Sistema Prisional que participaram da 3ª edição do CERTIFIC Piauí. A solenidade contou com a presença do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; da Governadora do Piauí, Regina Sousa; do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargador José Ribamar Oliveira; do Secretário de Educação, Ellen Gera, e do Secretário de Justiça, Carlos Edilson.

Durante a ocasião também foi inaugurada a sala para início das atividades da “Justiça Restaurativa”, prática que é parte do processo de reinserção social que tem o trabalho do apenado como um dever social, condição de dignidade humana e a finalidade educativa e produtiva. O projeto de implementação da Justiça Restaurativa na unidade prisional é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria de Justiça (SEJUS) e tem o objetivo de promover uma justiça restaurativa e o reconhecimento de saberes e competências profissionais.

Durante sua fala, o Secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, tratou sobre a entrega dos certificados aos reeducandos da unidade prisional. “Os reeducandos aqui estão chegando ao fim de um belo curso, com certificado. São reeducandos que já têm a certificação do Governo do Estado reconhecendo que vocês têm saberes e competências adequadas à profissão, e, ao saírem do Sistema Prisional, esse certificado vai valer muito. Parabéns para todos os reeducandos que se colocaram à disposição do curso, e mesmo privados de liberdade puderam investir um pouco mais no saber, na transformação social por meio da educação, que é a transformação mais sustentável que existe”, pontuou.
A Governadora Regina Sousa falou sobre a entrega dos certificados referente a 3ª edição do Certific Piauí na área de Produtor de Artefatos Pré-moldados de Concreto (SEDUC/PI).
“Fomos questionados sobre esse aprendizado que foi adquirido na fábrica de pré-moldados e o prometido foi cumprido. Eles saem daqui com o certificado para comprovar tudo que aprenderam”, destacou.

O Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, falou da importância da implantação da Sala de Justiça Restaurativa nas unidades prisionais do Estado do Piauí. “Já iniciamos a implantação da Justiça Restaurativa em outras unidades, porque eu sei que isso fortalece o equilíbrio, fortalece o sistema penitenciário, e isso salva vidas. Essa é a nossa função como gestor: cuidar do sistema prisional, dando o enfoque de mudança e transformação social. Por mais difícil que seja, nós temos a missão de fazer com que os reeducandos cheguem ao sistema prisional e saiam pessoas melhores”, finalizou.