Notícias

Defensor-Geral recebe visita institucional da Vice-Cônsul dos Estados Unidos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, novembro de 2019 às 20:44
Reunião aconteceu no gabinete do Defensor-Geral

Reunião aconteceu no gabinete do Defensor-Geral

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, recebeu nesta quinta-feira (21), a visita institucional da Vice-Cônsul do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Recife (PE), Dariluz Polanco. Também estiveram presentes a Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e a Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha.

Gestores da Defensoria receberam a Vice-Cônsul

Gestores da Defensoria receberam a Vice-Cônsul

O objetivo da visita foi uma apresentação da Vice-Cônsul à Defensoria, bem como estabelecer um vínculo entre a Instituição e o Consulado, tendo por objetivo solicitar atendimento de cidadãos americanos que estejam no Piauí e que se enquadrem nos critérios de atendimento da Instituição.

A Vice-Cônsul explicou que vem buscando estreitar o contato com diferentes órgãos em vários estados brasileiros. “Estamos fazendo visitas em diferentes Estados e a diferentes órgãos e instituições públicas para criar esse vínculo entre os órgãos públicos e o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife. Além dos serviços de vistos, que oferecemos no Consulado, também oferecemos para cidadãos americanos serviços não emergenciais e emergenciais e a Defensoria pode ajudar nos avisando, caso tenha algum americanos que precise de assistência, fazendo essa ponte e também compartilhando a responsabilidade do cuidado com esse cidadão.  A reunião foi muito boa. Fomos bem recebidas e criamos esse vínculo que queríamos”, disse Dariluz Polanco.

Dr. Erisvaldo Marques destacou que a Defensoria Pública atende a todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros que se enquadram nos critérios de atendimento, conforme legislação pátria e tratados internacionais. “Foi com satisfação que recebemos a Vice-Cônsul dos Estados Unidos por ver a preocupação que o Consulado demonstra no atendimento aos cidadãos americanos que estão no Brasil, especialmente, no nosso caso, no Piauí, e que necessitem de atendimento, seja normal ou de emergência. Caso sejamos procurados ou tenhamos a oportunidade de identificar esse tipo de necessidade e, conforme a legislação brasileira e tratados internacionais,  estaremos prontos a colaborar fazendo contato com o Consulado”, afirmou o Defensor-Geral que na oportunidade apresentou à Vice-Cônsul como funciona a Defensoria Pública do Estado do Piauí.