Notícias

Defensor Público Geral participa da abertura do ano legislativo e reafirma o compromisso da Defensoria pelo desenvolvimento do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 01, fevereiro de 2022 às 20:19

ano

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou presencialmente, nesta terça-feira (01), da abertura do ano legislativo na Assembleia do Estado do Piauí. Durante a solenidade, o governador Wellington Dias, como ocorre todos os anos na abertura dos trabalhos,  fez  a leitura da  Mensagem Anual aos deputados, destacando que tirou o Piauí da miséria em que se encontrava em 2003, quando assumiu o primeiro mandato, para transformá-lo em um estado com IDH de alto desenvolvimento (0,7). Dias lembrou que, naquele ano, o Piauí tinha 37% de desempregados (700 mil pessoas) e grande parte da população passava fome.

Defensor Público Geral na abertura do ano legislativo

Defensor Público Geral na mesa de honra (foto: Thiago Amaral)

O chefe do Poder Executivo iniciou seu pronunciamento agradecendo o apoio que tem recebido dos deputados estaduais e da bancada federal, citando o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB).

Wellington Dias disse que, atualmente, o índice de desemprego no Estado está em torno de 13% e a renda dos trabalhadores aumentou, além da população contar com uma rede de proteção social que garante melhor qualidade de vida para as pessoas e que inclui, dentre outros, o Cartão Pró-Social lançado este ano e o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos

O Governador destacou ainda  que, neste início de ano, a pandemia do novo coronavírus continua sendo um grande desafio para o mundo, com o surgimento da ômicron e ressaltou a importância da vacinação para que as pessoas não sejam contaminadas pela Covid-19. Wellington Dias frisou que o Piauí é o segundo estado que mais vacina no Brasil, contando com cerca de 80% da população com imunização de primeira e segunda doses, e que, devido ao aumento dos casos de Covid-19, foi obrigado a adotar novas medidas restritivas visando conter a proliferação do novo coronavírus.

Wellington Dias disse que procurou trabalhar em parceria com o Governo Federal, as prefeituras piauienses e a iniciativa privada e anunciou para este mês a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba que começará a funcionar com oito empresas, gerando emprego e renda.

Erisvaldo Marques dos Reis (foto Thiago Amaral)

Erisvaldo Marques dos Reis (foto Thiago Amaral)

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, destacou a importância da abertura dos trabalhos na Assembleia. “É sempre um momento relevante a abertura do ano legislativo com a leitura da mensagem do Governador. Ficamos felizes em saber que, apesar da persistência da pandemia, o Governo do Piauí continua com o firme propósito de trabalhar pelo crescimento do Estado.  A Defensoria Pública reafirma sua colaboração, tanto na adoção de medidas higienicossanitárias que permitam enfrentar de forma séria e eficaz a Covid-19, bem como na busca pelo desenvolvimento do Piauí, o que vem fazendo com o desenvolvimento de projetos que além de capacitar e empoderar pessoas, garantem a justiça social, o que por sua vez é sinônimo de uma sociedade justa, humanitária e bem desenvolvida.  Reforçamos que durante todo esse período pandêmico a Defensoria vem cumprindo o seu papel de prestar atendimento à população, seja por via remota ou com o atendimento presencial seguro, que acontece mediante agendamento, o que tem resultado em importantes conquistas para aqueles que nos procuram”, afirmou.

Fonte: Alepi