Notícias

Defensor Público Geral participa da solenidade de lançamento do Projeto Alvorada

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, junho de 2020 às 22:34
Solenidade foi realizada por videoconferência

Solenidade foi realizada por videoconferência

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quarta-feira (10), por videoconferência, do lançamento do Projeto Alvorada desenvolvido pelo Instituto Federal do Piauí. A Defensoria Pública é parceira do IFPI no Projeto, que tem por objetivo a ressocialização de egressos do Sistema Prisional a partir da capacitação, possibilitando ingresso no mercado de trabalho.

Os alunos serão capacitados na área de vestuário, moda e produção industrial no Campus Teresina Sul, que possui toda a capacidade operacional, com  laboratórios e demandas relacionadas a produção têxtil, inserindo arranjos produtivos locais.

A participação da Defensoria Pública se dará com orientações e verificação de possíveis demandas, de competência da Instituição, entre os alunos, gerando a partir daí um  cronograma para atendimento individualizado. A Instituição também dará o suporte necessário no auxílio das demandas dos participantes, acionando a equipe do Projeto, quando necessário, para repassar dados pertinentes.

Ao fazer o lançamento,  o Magnífico Reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, destacou a satisfação com a iniciativa. “Trata-se de um desafio. Sabemos que é a possibilidade  de mudança de vida para muitas pessoas. Para nós uma grande alegria. Essas políticas sociais, com essa conotação, são sempre muito bem-vindas para a nossa Instituição”, disse.

O Diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Sandro Abel Barradas, também externou sua satisfação. “É com muito orgulho que participamos dessa solenidade. Estamos muito felizes em poder dar continuidade a esse Projeto, que foi desenvolvido em Campinas, São Paulo. Minha gratidão ao Instituto e aos gestores que, junto com nossa gestão, conseguiram dar continuidade a esse Projeto que vai poder com tranquilidade  mostrar para todos os estados e gestores a importância dos resultados obtidos, tanto no Piauí como nos outros dezesseis estados que participam. Mesmo com uma pandemia vamos fortalecer a educação dentro do Sistema Prisional Brasileiro”, ressaltou.

O Secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson Sousa, também se manifestou. “Para nós, da Sejus, é um verdadeiro prazer estar participando e sermos beneficiados com esse Projeto que vai iniciar ainda pequeno, mas tenho certeza que o resultado será fantástico e será estendido pela dimensão que alcançará”, destacou.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, afirmou que a Defensoria Pública está pronta para colaborar.” Queremos externar a gratidão em fazer parte desse Projeto. A  Defensoria vem desenvolvendo também muitos projetos importantes, iniciamos nossa gestão com dois e hoje já contabilizamos treze. Queremos destacar que temos na Sejus um grande parceiro e que nossa Instituição está engajada, pronta para o que nos foi proposto. Entendemos que se trata de um dos públicos mais vulneráveis o composto pelas pessoas privadas de liberdade, muito embora reconhecendo o trabalho do Depen e da Sejus que vem mudando essa realidade no Piauí, se destacando na busca por alternativas dentro da conjuntura nacional. Esperamos ter muito êxito no Projeto Alvorada e reforçamos que podem contar com a Defensoria não apenas neste, mas em futuros projetos que nos forem apresentados. Nos esforçaremos muito para que os objetivos sejam alcançados”.

Durante a solenidade, a Coordenadora administrativa do Projeto Alvorada, Cleia Oliveira, ressaltou a responsabilidade social do mesmo e fez uma breve apresentação,  chamando a atenção para a inclusão que projeto proporciona.