Notícias

Defensor Público Geral participa da solenidade em alusão ao Dia da Bandeira

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 19, novembro de 2019 às 16:16
Dr. Erisvaldo Marques e demais autoridades durante a solenidade

Dr. Erisvaldo Marques e demais autoridades durante a solenidade

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta terça-feira (19), da solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, que aconteceu no pátio externo do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí com a presença da Governadora em exercício, Regina Sousa, do Comandante–Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho Melo, de várias autoridades e oficiais.

Durante a solenidade ocorreram promoções de oficiais e praças, entregas de diplomas de Amigo da PMPI e de Honra ao Mérito. A bandeira brasileira que hoje se reverencia foi criada logo após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira, passando a ser comemorado em todo o país.

O Comandante Geral da PM-PI, Coronel Lindomar Castilho, diz que a data representa também o reconhecimento da carreira e do trabalho de cada policial militar. “São 96 promoções em toda a tropa, capital e interior. Estamos diplomando vários cidadãos da sociedade civil, parceiros nossos do dia a dia. A segurança pública não é fácil e, ao encontrar pessoas que nos ajudam a construir a segurança, nada mais justo do que entregar um título de amigo da Polícia Militar”, enfatizou o Comandante.

A Governadora em exercício destacou a importância da data e da união de todos os na busca por um país justo e humanitário. “Nossa bandeira, símbolo máximo do nosso país e essa é uma data, além de importante, muito esperada pelos militares, pois é o dia em que ocorrem as promoções, entrega de medalhas e homenagens. Devemos seguir em frente respeitando-a independente de nossos credos ou escolhas políticas, buscando um Brasil cada vez mais justo, que não compactue com a violência, que respeite as diferenças, sejam elas de que natureza  forem. Aproveito para saudar a gloriosa Polícia Militar, pelo papel que desempenha em nossa sociedade”, disse Regina Sousa.

Dr. Erisvaldo Marques destacou a relevância da data. “A bandeira do Brasil é um  importante  elemento simbólico na construção da identidade nacional, daí a importância de que seja reverenciada nesta data, bem como em todos os demais dias do ano e por todos brasileiros e em todas ocasiões, especialmente quando da defesa do Estado Democrático de Direito. Quanto à Polícia Militar que hoje realiza essa solenidade com a entrega de homenagens, trata-se de um órgão fundamental para a manutenção da paz. Temos respeito pela atuação da Polícia Militar do Piauí e devemos reconhecer e incentivar os policiais militares, que se dedicam no cumprimento da sua missão”, afirmou o Defensor-Geral.