Notícias

Defensor Público geral participa de reunião com o Governador e o Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, junho de 2020 às 15:52

coviddpg

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou, nesta segunda-feira (22), da reunião com o Governador Wellington Dias e o Comitê de Operações Emergenciais de Combate às Covid-19 (COE) ampliado. Na reunião foi definido que o Governo do Piauí prorrogará os decretos de isolamento social até o dia 6 de julho, dando prosseguimento aos protocolos de flexibilização das atividades econômicas.

O Governador também decretou luto por uma semana em homenagem às vítimas do Novo Coronavírus no Piauí.

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do Novo Coronavírus,  realizada pelo Instituto Amostragem, revelou que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar no Piauí, passando de 1.3 para 1.5, o que foi um fato determinante para a prorrogação dos decretos governamentais.

O Comitê orienta que os decretos de isolamento sejam prorrogados por, pelo menos, 15 dias. “Baseada nos dados que temos, tanto em relação à capacidade da doença se reproduzir quanto à ocupação da rede hospitalar, a recomendação do Comitê é para a prorrogação por pelo menos mais 15 dias, com uma mão mais rígida do Judiciário com relação a essas medidas, porque sem o isolamento adequado e sem a abertura programada, vamos enfrentar um longo período ruim. Sabemos que, mesmo com a ampliação de leitos, não teremos mais recursos humanos”, frisou o diretor do COE, o médio infectologista José Noronha.

“De um lado, faremos a prorrogação do isolamento social, como o comitê recomenda e, por outro lado, prosseguimos com os protocolos, seguindo para a próxima etapa de flexibilização. É melhor sair com protocolo, do que sair desorganizado. Assim, temos uma chance melhor de fiscalização e termos condições de ampliar o Busca Ativa, pois sabemos da desobediência de alguns setores e precisamos organizar isso”, destacou durante a reunião o Governador Wellington Dias.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca que a Defensoria Pública vem acompanhando as determinações do Governo do Estado e do Comitê de Operações Emergenciais(COE) visando sempre a proteção, tanto das pessoas assistidas pela Defensoria como daqueles que integram os quadros da Instituição. O Gestor também afirma que a Defensoria vem desenvolvendo um plano de retomada das atividades, o que deverá ser feito de forma segura e no momento que houver a liberação. “Nossa intenção é que todos estejam protegidos. Importante destacar que nesse momento de trabalho remoto a Defensoria Pública vem atendendo e orientando a população por meio de canais acessíveis, garantindo que todos os que buscam a Instituição sejam contemplados. Ressaltamos o compromisso com a saúde e com a vida da população piauiense pelo Governador Wellington Dias e pelos integrantes do COE, sendo que todas as decisões são embasadas em critérios científicos”, afirma.

Com dados do Governo do Estado