Notícias

Defensor Público Geral participa de Sessão Solene pelo Dia da Defensoria no Congresso Nacional

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 26, maio de 2022 às 14:22

Defensor Público Geral participa de Sessão Solene pelo Dia da Defensoria no Congresso Nacional

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, participou nesta quinta-feira (26) em Brasília, de Sessão Solene realizada no Congresso Nacional em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública/ Dia da Defensora Pública e do Defensor Público , transcorrido em 19 de Maio.   A sessão foi proposta pelo Senador Fábiano Comtarato (PT), que presidiu os trabalhos. O momento contou com a presença da Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Estellamaris Postal, e da Presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte, além de e Defensoras e Defensores Públicos de todos os estados da Federação.solene2

Ao abrir os trabalhos, o Senador Fábiano Comtarato, destacou o respeito e afeto que sente pela Defensoria Pública. “É uma felicidade estar presidindo esta Sessão, Defensoras e Defensores Públicos que me conhecem sabem meu amor por essa Instituição. Quando você vê a empatia de se colocar na dor do outro você não tem dúvida do papel essencial da Defensoria. Não canso de dizer, se você quer ver como um presidente ou governador que o bem da população, olhe como ele trata a Defensoria, pois se ele vilipendiar a Defensoria, estará vilipendiando os mais vulneráveis. Posso não ser Defensor Público de direito, mas me sinto de fato, é como se vocês tivessem aqui um Senador como Defensor Público”, afirmou.

O Defensor Público Geral da União, Daniel de Macedo Alves Pereira, se manifestou agradecendo pela homenagem. “ Estendo o agradecimento da Defensoria aos deputados, senadores e a todos que, de modo suprapartidário, terem nos recebido aqui e tratado de assuntos tendo em vista ampliar o acesso à Justiça ao povo brasileiro”, destacou.

A Presidente do Condege, Estellamaris Postal, falou sobre a atuação de cada Defensor e Defensora. “Neste momento, quando aqui se realiza essa Sessão Solene, centenas de  milhares de brasileiros e brasileiras adentram às instalações da Defensoria Pública para receberem assistência jurídica e judiciária e apoio psicológico, centenas de Defensores e Defensoras mobilizam-se nos Fóruns, realizando audiências e buscando a justiça em todas as suas acepções, também estão nos estabelecimentos penais, estão presentes nos hospitais, nas Secretarias de Saúde de Estados e Municípios, em busca de garantir ao cidadão o acesso à saúde como pressuposto da manutenção da vida e da dignidade humana; estão atuando em prol, das comunidades, garantindo respeito às suas demandas específicas”, disse.Erisvaldo Marques e Sirlene Assis

Rivana Ricarte, Presidente da Anadep, também se manifestou acerca do papel desempenhado pela Defensoria. “Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo,  você tem que fazer isso o tempo todo. Esse dia pra mim não representa outra coisa senão esperança. Celebrar o Dia da Defensoria é celebrar a esperança, muito mais depois desses anos de isolamento social, estar aqui juntos é celebrar a continuidade, construindo um país. As pessoas passam e as instituições ficam, estamos celebrando todas as vidas impactadas pelo atendimento dos Defensores Públicos. Vivemos 2022 em um país assolado por crises econômicas e sociais, as barbaridades nos assustam, uma no que cobra responsabilidade política de cada um de nós, e estamos celebrando a esperança de continuar construindo nossa história constitucional de  garantia da defesa do à Justiça”, ressaltou.

A Ouvidora-Geral externa da Defensoria Pública da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Estaduais, Sirlene Assis, enfatizou a importância da Defensoria na vida dos seus assistidos. “A voz que ecoa em cada canto do Brasil, quem escuta, é a Defensoria. Nas Defensorias do Brasil, sejam estaduais ou federal, quando as vozes ecoam, quando o estado nega, a Defensoria faz  a sua parte, levando os direitos a acontecerem. Quero saudar a cada Ouvidor e Ouvidora e, em nome de Carla Yáscar,  saudar todas as Defensoras e Defensores que acompanham essa Sessão, são guerreiros e guerreiras, lutando por um projeto social”, afirmou, fazendo referência à Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, destacou a homenagem recebida pela Instituição. “Foi um momento de grande importância, no  qual pudemos sentir o quanto a Defensoria Pública é reconhecida. Saber que a Instituição consegue angariar esse respeito por parte de Deputados e Senadores tem a sua relevância porque trata-se da constatação que a Defensoria Pública vem, a cada dia, se tornando uma Instituição mais sólida e eficaz na luta pela garantia de direitos. Todos nós que fazemos a Defensoria Pública nos sentimos honrados com a homenagem e certamente reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando diuturnamente para garantir o acesso à Justiça a todos e todas que dela necessitam”, afirmou.

Defensor Público Geral participa de Sessão Solene pelo Dia da Defensoria no Congresso Nacional