Notícias

Defensor Público Geral realiza visita institucional ao Presidente do Tribunal de Justiça

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 02, maio de 2019 às 16:00
Reunião aconteceu no gabinete do Presidente do TJ/PI

Reunião aconteceu no gabinete do Presidente do TJ/PI

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, esteve reunido, nesta quinta-feira (02), com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Esta foi a primeira visita institucional feita pelo novo Gestor da Defensoria ao Presidente do TJ.

Dr. Erisvaldo Marques foi acompanhado pela Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e pelos Defensores Públicos Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, Diretor Administrativo; Dra. Karla Araújo de Andrade Leite; Diretora das Defensorias Regionais; Dr. Dárcio Rufino de Holanda, Diretor Criminal e Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento. Também presentes o Desembargador Joaquim Santana e o Juíz Auxiliar da Presidência do TJ, João Gabriel Furtado.

Reunião entre Defensoria Pública e TJ/PI

Reunião entre Defensoria Pública e TJ/PI

Durante a visita os gestores trataram de demandas relacionadas ao trabalho realizado pela Defensoria e o Poder Judiciário, entre os quais a destinação dos emolumentos provenientes dos custos cartorários, assim como os espaços hoje destinados à Defensoria no Fórum Cível e Criminal, onde a Instituição ocupa duas salas para funcionamento do Plantão Defensorial e atendimento por parte dos Defensores Públicos do Júri. Os Defensores alegaram a necessidade de manutenção das salas no Fórum, para que possa ser desempenhado a contento o trabalho da Instituição, inclusive com o devido resguardo da pessoa assistida.

O Desembargador Sebastião Ribeiro Martins considerou justos os pleitos da Defensoria Pública e destacou a parceria com o Tribunal de Justiça. “A Defensoria desempenha um papel muito importante para a Justiça do Estado do Piauí, é parceira do Poder Judiciário em várias ações, como a Itinerante. E o que é mais relevante, mais de 70% dos processos que tramitam no Piauí, no Poder Judiciário, são feitos através da Defensoria Pública, então é um papel relevante no atendimento às pessoas hipossuficientes. Devemos valorizar a Defensoria. Estou à disposição para tocarmos as matérias administrativas, já discutimos hoje alguns pontos no sentido de poder fortalecer cada vez mais a Defensoria”, disse o Presidente do TJ/PI.

Dr. Erisvaldo Marques considerou a reunião produtiva. “Fomos muito bem recebidos pelo Desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Nossa visita teve o propósito de buscar cada vez mais o estreitamento das relações entre a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça. Tratamos de alguns pleitos iniciais, para os quais obtivemos boa recepção. Nosso interesse é que a Defensoria, dentro das suas possibilidades estruturais e de pessoal, possa continuar colaborando com o Tribunal, no sentido de garantir a celeridades nas questões processuais e projetos desenvolvidos em conjunto, buscando beneficiar um número cada vez maior de cidadãos”, afirmou O Defensor Público Geral.