Notícias

Defensor Público Nelson Nery Costa coordena Comissão que organizará comemorações da adesão do Piauí à independência do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, fevereiro de 2022 às 15:48

nelson1

O Defensor Público de Categoria Especial, Nelson Nery Costa, participou nesta terça-feira (22) no Palácio de Karnak, de solenidade de lançamento das comemorações em alusão aos 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. A solenidade foi conduzida pelo Governador do Piauí, Wellington Dias.

Nelson Nery Costa é o coordenador da Comissão Bicentenário, criada para pelo Governo para organizar  uma série de eventos comemorativos ao engajamento do Piauí na construção da Independência do País,  com a Batalha do Jenipapo em 12 de março de 1823. Estão sendo programadas peças comemorativas, como filmes que abordam as mais diferentes visões desses 200 anos. A programação terá ainda a criação de uma medalha específica para instituições e pessoas que colaboraram de alguma forma e estão presentes nessa história dos 200 anos da independência, totens comemorativos colocados nas cidades símbolos no processo de independência do Piauí. Será trabalhada ainda uma agenda cultural em parceria com a Academia Piauiense de Letras, com a publicação de um conjunto de livros que falam desse momento da história que o Piauí protagonizou

“Existe uma programação bem ampla, desde projetos que já estavam sendo executados, principalmente na área de construções públicas, como foi anunciado recentemente o Museu do Índio em Lagoa do São Francisco. Como também uma série de projetos relativos à recuperação da memória, o próprio monumento da Batalha do Jenipapo com a sua recuperação. O resgate da afrodescendência a partir do ensino e aprendizagem. Teremos uma programação audiovisual, coleção de livros clássicos, concursos literários, concursos de teses e dissertações”, disse Nelson Nery Costa.

“As comemorações que estamos abrindo hoje deverão ser feitas de forma integrada com municípios, estados e ente federativo. Já pautamos o Fórum dos Governadores do Brasil para essa comemoração e o Ministério de Relações Exteriores. Teremos uma integração especial no Nordeste brasileiro, onde tivemos recentemente uma reunião com a Embaixada de Portugal. Temos a previsão da vinda do primeiro-ministro de Portugal para o Brasil no mês de maio”, destacou o Governador Wellington Dias.

Fonte: CCOM/Governo do Estado