Notícias

Defensor Público Nelson Nery Costa é homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 23, fevereiro de 2022 às 13:41

NELSONNERY

O Defensor Público de Categoria Especial, Nelson Nery Costa, será homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE, com a Medalha do Mérito Eleitoral do Estado – desembargador José Vidal de Freitas, no grau Ouro em solenidade a ser realizada nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, às 10h, em comemoração aos 90 anos da Instituição da Justiça Eleitoral. O momento será conduzido pelo Presidente do TER-PI, Desembargador José James Gomes Pereira e transmitido pelo link: www.tiny.cc/trepi.

Sobre a homenagem, o Defensor Público Nelson Nery, diz que sentir-se honrado. “Sinto que recebo essa medalha em nome da minha categoria, apesar de não ser uma Justiça na qual a Defensoria atua. Em termos de Justiça Eleitoral produzimos recentemente um livro, Código de Direito Eleitora, junto com o Desembargador José James Pereira. Foi uma contribuição que pude dar para a Justiça Eleitoral. Devo dizer também da expressão da Medalha José Vidal de Freitas, que  foi membro da Academia Piauiense de Letras, magistrado conhecido e deixou duas pessoa s importantes para a geração atual, o seu filho Juiz José Vidal de Freitas Filho e sua filha, minha colega, Defensora Pública Myrtes Maria de Freitas, portanto uma família voltada para a Justiça. A Justiça Eleitoral é um exemplo para o Piauí, porque foi João Crisóstomo Cabral idealizador dela como alternativa à situação da República Velha, e com isso pode efetivar e melhorar o Brasil  no processo político eleitoral, na cidadania e na própria maturidade política, inclusive estamos vendo agora a posição resoluta da Justiça Eleitoral frente a tentativa de subverter a ordem pública e se possível até alterar o resultado político eleitoral. Então a Justiça Eleitoral é muito importante e eu me sinto honrado como pessoa e também pela minha  categoria de Defensor Público”, afirma.

Junto com o Defensor Nelson Nery Costa serão contemplados com a medalha as seguintes autoridades:

Abelardo Pio Vilanova e Silva, Carlos Augusto Pires Brandão, Celso Barros Coêlho Neto, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, José Ribamar Oliveira, Kleber Dantas Eulálio, Liana Ferraz de Carvalho, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, Maria Dilma Ponde de Brito.