Notícias

Defensor Público Nélson Nery Costa lança livro sobre Direito Constitucional Brasileiro

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, novembro de 2021 às 12:40

nery

O Defensor Público de Categoria Especial, Nelson Nery Costa, lançou na última quarta-feira (10), a obra Direito Constitucional Brasileiro, em noite de autógrafos realizada no espaço Coco Bambu Eventos, em Teresina. O momento contou com a presença do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e da Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior .nelson5

Presidente do Conselho Estadual de Cultura,membro da Academia Piauiense de Letras e  professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Nelson Nery Costa, que também já foi Defensor Público Geral do Estado do Piauí,  é reconhecido como autor de várias publicações relevantes na área do Direito.  Sobre o livro lançado o autor afirma que se trata da consolidação de várias informações, em conjunto com as mudanças pertinentes a atual realidade. “Na verdade é uma obra da pandemia, por isso ficou tão volumoso, amplo. De certa forma consolida muitas informações escritas ao longo do tempo. Tentei fazer uma obra que pudesse falar de todo o Direito Constitucional, desde a teoria clássica ao neoconstitucionalismo, as discussões que o Supremo está fazendo recentemente, nas quais estamos vendo uma mutabilidade grande na Constituição, uma mudança constante, assim como uma mudança na sociedade brasileira, que de certa forma reflete no Supremo. Talvez a mudança do século seja agora. Estamos reescrevendo a gente, o Direito, a vida. Tem essa presunção também, não só ser um livro técnico, mas também discutir  relações, a vida real”, diz o autor.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destaca a importância da publicação. “É uma obra robusta, muito importante no cenário atual, sobre o Direito Constitucional Brasileiro, a base da qual decorre nossa legislação ,toda nossa produção jurisprudencial e nossa atuação jurídica. É uma obra extremamente importante para nós, operadores do Direito, que precisamos nos atualizar diariamente. O Piauí é um estado com muito profissionais da área do Direito, reconhecidos desde as faculdades, as Universidades públicas com seus cursos de Mestrado e Doutorado, e o Defensor Público Nélson Nery é um entusiasta dessa atuação, um profissional da Academia. Para nós é muito importante vê-lo projetado nacionalmente, especialmente com uma obra que trata sobre esse tema”.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, também destaca a contribuição que autor está dando ao meio jurídico com a atual publicação. “O Defensor Público de Categoria Especial, Nélson Nery Costa,  já reconhecido como uma referência no meio jurídico, sempre nos apresenta novas publicações, cria constantemente, tem esse dom, essas atualizações tão necessárias. Está sempre nos instigando a procurar nos atualizar mais, e o Direito é uma área que está em constante evolução, retrata a sociedade de cada momento e por isso mesmo permite diferentes interpretações. É uma honra para a Defensoria Pública do Piauí contar em seus quadros com um profissional tão competente que agora nos brinda com mais essa obra, uma visão completa do Direito Constitucional Brasileiro, com certeza uma rica fonte para nossos estudos”, afirma.