Notícias

Defensor Público participa de palestra sobre SUAS e o Sistema de Justiça

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 06, novembro de 2019 às 09:03
Dr. Igo de Sampaio se manifesta durante o evento

Dr. Igo de Sampaio se manifesta durante o evento

O Defensor Público Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e tutelas Coletivas e  participou , na última segunda-feira (04), do evento SUAS e o Sistema de Justiça: Desafios e perspectivas, realizado no auditório do Ministério Público.

Evento foi realizado na última segunda-feira (04)

Evento foi realizado na última segunda-feira (04)

O evento contou com palestra do Promotor de Justiça Dr. Luíz Cláudio Carvalho de Almeida, membro do Ministério Público do Rio de Janeiro e foi realizada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), em parceria com a 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, contando com o apoio da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do MP/PI.

O palestrante é referência nacional quando se abordam questões relacionadaas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Fiquei muito satisfeito com a motivação do público. É de fundamental importância para os profissionais que trabalham nos sistemas SUAS e de Justiça conhecer as lacunas existentes nesse diálogo. Para que a relação entre eles melhore são necessárias ações mais práticas e efetivas dos gestores, que possuem acesso ao orçamento, para que hajam os recursos que as equipes necessitam para trabalharem melhor”, disse Dr. Luiz Cláudio.

Dr. Igo de Sampaio na palestra sobre Sistema de Justiça e SUAS

Dr. Igo de Sampaio na palestra sobre Sistema de Justiça e SUAS

Para a Promotora de Justiça Dra. Flávia Gomes, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), a palestra chamou atenção para a importância da atuação integrada. “Atuando de forma mais harmonizada, poderemos impactar a sociedade piauiense com a promoção do acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais. A Rede Longevidade se alegra com a concretização de mais uma etapa do nosso planejamento. Estamos ampliando o nosso propósito e estamos certos de que o Piauí está caminhando com passos firmes rumo à articulação dos serviços socioassistenciais e intersetoriais”, ressaltou.

Dr. Igo de Sampaio resalta que a palestra foi de grande relevância. “ Foi muito importante a nossa participação porque se tratou da relação do Sistema de Justiça com o SUS  e a Defensoria Pública,  como integrante do Sistema de Justiça, talvez seja uma das Instituições que mais tem contato, diariamente, nesse atuar diretamente com o SUS ,seja por solicitações ou encaminhamento de assistidos. Foi muito relevante esse diálogo realizado com o Promotor, que deu um panorama geral sobre o SUS , o Sistema de Justiça e a interseção destes, explorando como deve haver uma sinergia com relação mais próxima de confiança e de otimização. A ideia, a partir dessa experiência adquirida, é trazer esse diálogo para a Defensoria. Vamos tratar  com o Defensor-Geral sobre a necessidade dessa discussão”, disse.

 

Fonte: Ascom/MP/PI