Notícias

Defensora Geral tem reunião com a Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, maio de 2018 às 17:51
Reunião aconteceu no Gabinete da Defensora Geral

Reunião aconteceu no Gabinete da Defensora Geral

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, acompanhada da Chefe de Gabinete da DPE-PI, Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, estiveram reunidas nesta terça-feira (22), com representantes do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, oportunidade em que trataram de ações conjuntas voltadas para a garantia de direitos nesse âmbito.

Segundo a Coordenadora Estadual de Promoção da Igualdade Racial,  Assunção Aguiar, a reunião teve por objetivo estabelecer parceria no sentindo de combate às discriminações. “Nosso objetivo é firmar uma parceria no sentido de que sejam acolhidas as nossas demandas, que são discriminação, racismo, denúncias que são feitas na capital e também nos municípios, nos quais as pessoas muitas vezes acham que não têm onde buscar apoio e necessitam vir para Teresina. Temos tido demandas significativas de casos de racismo, preconceito e discriminação e nosso maior desafio tem sido levar adiante esses caso, porque quando se trata de contratar uma defesa, um advogado sai bastante caro. Precisamos aproximar mais o movimento negro da Defensoria, de forma que possamos ver começo, meio e fim  quanto as denúncias que a gente tem feito”, disse Assunção Aguiar.

“Sou membro do Conselho pela Secretaria de Saúde do Estado e essa reunião para nós é por demais importante por conta dessas questões nos municípios e capital em relação a preconceito e discriminação, entre outras coisas. As pessoas precisam ter uma informação concreta do que está sendo feito. Nós do Conselho temos obrigação de estar fazendo essa interlocução com as Instituições, para que possa ter essa resolutividade tão importante para nós”, ressaltou Gilvano Quadros.

“Muito importante esse encontro com os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A Defensoria Pública já desenvolve um sério trabalho no sentido de dirimir qualquer tipo de preconceito e discriminação. Em nossas ações sempre estamos vigilantes para a questão dos Direitos Humanos, exercendo não só o papel de agente de transformação social, mas estando atentos aos direitos dos vulneráveis. O movimento negro tem uma rica história de combate às discriminações e a Defensoria Pública soma a essa luta o  empenho de Defensores, Defensoras, colaboradores e estagiários, sempre prontos para combater qualquer tipo de injustiça social”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Na oportunidade a Chefe de Gabinete da Defensoria, Dra. Patrícia Monte, realizou explanação sobre o Projeto de Erradicação do Sub-Registro Civil, que neste ano é tema da Campanha Nacional da Defensoria Pública. Dra. Patrícia Monte iniciou as trativas para realizar ação junto as comunidades quilombolas do Piauí.