Palestra aconteceu no último 15
A Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 11ª Defensoria Pública de Família, proferiu palestra no último dia 15, durante o IV Almoço em Família realizado pela Comissão de Direito da Família e Sucessões da OAB/PI em parceria com o IBDFAM-PI. O evento aconteceu no Grand Hotel Arrey. A Defensora Pública abordou o tema “Um Novo Olhar sobre os Conflitos Familiares”.
Participaram da palestra as Defensoras Públicas Dra. Alynne Patrício e Almeida Santos, titular da 8ª Defensoria Pública de Famíli, Vice-Presidente da OAB/PI e Coordenadora Geral das Comissões da Ordem; Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, Coordenadora da Escola Superior da Defensoria, titular da 9ª Defensoria Pública de Família e Presidente da Comissão de Direitos das Família e Sucessões da OAB/PI e Dra. Sheila de Andrade Ferreira, Diretora Cível da DPE-PI, titular da 2ª Defensoria Pública de Família e Vice-Presidente do IBDFAM/PI. Também presente o Defensor Público Dr. Álvaro Francisco Cavalcante Monteiro, titular da Defensoria Pública, Regional de Simplício Mendes.
Dra. Débora Cardoso ministrou am palestra
Em sua palestra, Dra. Débora Cardoso abordou a necessidade de equilíbrio dentro das relações familiares. “O equilíbrio entre as pessoas é fundamental. Sem equivalência de importâncias, abre-se espaço para o sofrimento. E por incrível que pareça, quando as famílias percebem isso, e de alguma forma lutam para viver esse equilíbrio, encontram uma sociedade que questiona tanta igualdade. É que numa sociedade que valoriza o poder e a hierarquia, falar de relações horizontalizadas e equilibradas, causa estranheza, é contracultural e fere o sistema. A gente normalizou os desequilíbrios na vida e nas famílias”, destaca a Defensora.
Segundo a Defensora, são várias as formas de desequilíbrio como o de gênero, onde companheiros ainda se colocam acima de suas companheiras; econômico, onde quem tem o ganho financeiro familiar, acha que pode decidir por todos; adultocêntrico, onde os pais acham que os filhos não precisam falar, se expressar ou opinar dentro da família. “Depois que se estabelece o padrão do desequilíbrio, é preciso mesmo muito esforço familiar para romper esse ciclo vicioso e prejudicial.”, afirma Dra. Débora Cardoso.
Avaliando o evento, Dra. Rosa Viana diz que ficou muito feliz com o resultado. “Este Almoço em Família é um projeto idealizado pelo IBDFAM Nacional e trazido inicialmente ao Piauí pela Presidente anterior da Comissão das Famílias da OAB-PI, Dra. Isabella Paranaguá e decidimos dar continuidade na gestão atual, por ser um projeto exitoso e sensível, em que podemos reunir pessoas num ambiente descontraído, agradável, sem formalidades, para discutir temas atuais e pulsantes do Direito das Famílias e Sucessões. Dra. Débora aceitou prontamente nosso convite, abordando o tema escolhido de forma leve e ao mesmo tempo completa, suscitando diálogos profícuos, além de tocar os corações dos presentes. Com certeza, daremos continuidade a esse lindo projeto e que venham mais Almoços em Família!”, destaca a Defensora Pública.
Para Dra. Sheila de Andrade Ferreira “o evento foi extremamente vantajoso para os participantes, que tiveram uma abordagem qualificada e sensível de tão importante temática. Ademais, demonstra o empenho dos Defensores Públicos sempre em busca da sua qualificação pessoal e profissional para prestar um atendimento defensorial qualificado e técnico aos nossos assistidos”, ressalta.