Notícias

Defensora Pública ministra palestra Um Novo Olhar sobre os Conflitos Familiares em evento da OAB/PI e IBDFAM/PI

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 19, junho de 2019 às 11:16
Palestra aconteceu no último 15

Palestra aconteceu no último 15

A Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da  11ª Defensoria Pública de Família, proferiu palestra no último dia 15, durante o IV Almoço em Família realizado pela  Comissão de Direito da Família e Sucessões da OAB/PI em parceria com o IBDFAM-PI. O evento aconteceu no Grand Hotel Arrey. A Defensora Pública abordou o tema “Um Novo Olhar sobre os Conflitos Familiares”.

Participaram da palestra as Defensoras Públicas Dra. Alynne Patrício e Almeida Santos, titular da 8ª Defensoria Pública de Famíli, Vice-Presidente da OAB/PI e Coordenadora Geral das Comissões da Ordem; Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, Coordenadora da Escola Superior da Defensoria,  titular da 9ª Defensoria Pública de Família e Presidente da Comissão de Direitos das Família e Sucessões da OAB/PI e Dra. Sheila de Andrade Ferreira, Diretora Cível da DPE-PI, titular da 2ª Defensoria Pública de Família e Vice-Presidente do IBDFAM/PI. Também presente o Defensor Público Dr. Álvaro Francisco Cavalcante Monteiro, titular da Defensoria Pública, Regional de Simplício Mendes.

Palestra da Dra. Débora Cardoso

Dra. Débora Cardoso ministrou am palestra

Em sua palestra, Dra. Débora Cardoso abordou a necessidade de equilíbrio dentro das  relações familiares. “O equilíbrio entre as pessoas é fundamental. Sem equivalência de importâncias, abre-se espaço para o sofrimento. E por incrível que pareça, quando as famílias percebem isso, e de alguma forma lutam para viver esse equilíbrio, encontram uma sociedade que questiona tanta igualdade. É que numa sociedade que valoriza o poder e a hierarquia, falar de relações horizontalizadas e equilibradas, causa estranheza, é contracultural e fere o sistema. A gente normalizou os desequilíbrios na vida e nas famílias”, destaca a Defensora.

Segundo a Defensora, são várias as formas de desequilíbrio como o de  gênero, onde companheiros ainda se colocam acima de suas companheiras; econômico, onde quem tem o ganho financeiro familiar, acha que pode decidir por todos;  adultocêntrico, onde os pais acham que os filhos não precisam falar, se expressar ou opinar dentro da família. “Depois que se estabelece o padrão do desequilíbrio, é preciso mesmo muito esforço familiar para romper esse ciclo vicioso e prejudicial.”, afirma Dra. Débora Cardoso.

Avaliando o evento, Dra. Rosa Viana diz que ficou  muito feliz com o resultado. “Este Almoço em Família é um projeto idealizado pelo IBDFAM Nacional e trazido inicialmente ao Piauí pela Presidente anterior da Comissão das Famílias da OAB-PI, Dra. Isabella Paranaguá e decidimos dar continuidade na gestão atual, por ser um projeto exitoso e sensível, em que podemos reunir pessoas num ambiente descontraído, agradável, sem formalidades,  para discutir temas atuais e pulsantes do Direito das Famílias e Sucessões. Dra. Débora aceitou prontamente nosso convite, abordando o tema escolhido de forma leve e ao mesmo tempo completa, suscitando diálogos profícuos, além  de tocar os corações dos presentes. Com certeza, daremos continuidade a esse lindo projeto e que venham mais Almoços em Família!”, destaca a Defensora Pública.

Para Dra. Sheila de Andrade Ferreira “o evento foi extremamente vantajoso para os participantes, que tiveram uma abordagem qualificada e sensível de tão importante temática. Ademais, demonstra o empenho dos Defensores Públicos sempre em busca da sua qualificação pessoal e profissional para prestar um atendimento defensorial qualificado e técnico aos nossos assistidos”, ressalta.