Notícias

Defensora Pública participa de reunião do I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, setembro de 2017 às 15:07
Dra. Sarah Miranda na mesa de abertura do evento

Dra. Sarah Miranda na mesa de abertura do evento

A Defensora Pública Dra. Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, Titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, participou na manhã da última quinta-feira (14) da solenidade de abertura do I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso da OAB, promovido pela Seccional Piauí por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso.

O evento ocorreu no auditório da OAB, com a presença de dirigentes da Casa, representantes do poder público e dos presidentes de dezesseis seccionais do país e contou com a apresentação do Coral de Idosos do Sesc Piauí, Harmony Voice, e do Grupo de Idosas do Bairro Itaperu (GIBI).

O Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos, Amin Bahij Aur, proferiu palestra sobre “O Envelhecimento”, pontuando sobre os direitos fundamentais, assegurados pela Constituição Federal aos idosos.

Na oportunidade o Vice-Presidente da OAB-PI, Lucas Villa, parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância do Colégio para o Estado. “É com enorme satisfação, felicidade e honra que nós recebemos aqui hoje cada um de vocês. Hoje acontece o primeiro Colégio de Presidentes de Comissões de Defesa dos Direitos do Idoso, esse que sem dúvida marca a história na defesa dos Direitos dos Idosos, por isso a nossa felicidade de receber o evento aqui em nosso Estado”, disse.

“Esse é um momento ímpar para mim, para a CDDI e para a OAB-PI. Desde o início dessa gestão, o nosso objetivo foi o de trazer o protagonismo para esta Comissão, sobretudo para a pessoa idosa. Essa luta deve ser de toda a sociedade. Esse é o momento que todos nós trocaremos experiências e articularemos ações conjuntas em prol do idoso na conjuntura atual”, afirmou a Presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PI, Jória Batista.

A Vice-Governadora Margarete Coelho, declarou que “o debate é necessário e oportuno, que deve sempre estar na pauta, tendo em vista que diz respeito a uma parcela da sociedade cada vez mais numerosa e que precisa de um olhar especial”. Margarete Coelho também demonstrou preocupação com as inúmeras formas de violência contra os idosos que devem ser combatidas.

Dra. Sara Miranda avalia o evento como um importante passo para a política de atenção à pessoa idosa. “A participação da Defensoria nesse evento é importante pelo fortalecimento da rede de proteção ao idoso. O diálogo e as parcerias são necessárias. Ademais, a Defensoria Publica tem uma atuação efetiva no Conselho Estadual do Idoso e o conteúdo debatido nesse encontro fortalece e capacita o Conselheiro para uma atuação cada vez mais ativa e atual. Conhecer os problemas enfrentados pelo CNDI nas lutas em prol do idoso, nos ajuda a compreender e a solucionar as problemáticas também enfrentadas a nível estadual pelo CEDIPI. Enfim, os frutos das trocas de experiências são sempre positivos”, afirmou a Defensora Pública.