Notícias

Defensora Pública participa de Seminário sobre Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Simões

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, maio de 2019 às 14:02
Dra. Karolyne Barreira durante o Seminário em Simões

Dra. Karolyne Barreira se manifesta durante o Seminário em Simões

A Defensora Pública Dra. Karolyne Duarte Chaves Ellery Barreira, titular da Defensoria Pública Regional de Simões, participou no último dia 13, do Seminário Municipal de Enfrentamento a Violência Contra Criança e Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Simões, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do referido Município.

Realizado no auditório da Câmara Municipal de Simões, o evento teve por finalidade debater a temática da violência contra crianças e adolescentes, sensibilizando e capacitando profissionais, além de aproximar as Instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, com atuação no Município.

A realização do Seminário destacou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, transcorrido em 18 de maio. Os participantes enfatizaram a gravidade da situação, dando ênfase para a prevenção e enfrentamento. Também foi discutida a demanda e estrutura existentes no Município para o atendimento específico desse público, assim como as ações e estratégias que possam contribuir para o articulamento de uma Rede de Proteção aos Direitos Infanto-Juvenis.

O prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, informou na oportunidade, que são inúmeras as denúncias deste tipo de violência, o que tem preocupado e exigido maior atenção por parte da gestão municipal. “Anualmente existe o compromisso de trabalhar com a temática do dia 18 de maio, mas queremos intensificar as ações  para combater todos os tipos de violência contra a criança e o adolescentes”, afirmou.

Para Dra. Karolyne Barreira “a questão da violência contra crianças e adolescentes é uma triste realidade que precisa de ações efetivas para ser combatida. Apesar de as denuncias terem aumentado no Município de Simões, esse é um tipo de crime que em sua maioria ocorre as escondidas, sendo ainda muito difícil para as vítimas e familiares romper com o silêncio. Para que possamos dar efetividade a proteção integral das crianças e adolescentes, é necessário fortalecer essa rede de proteção com debate e auxílio mútuo entre todas as Instituições envolvidas,  buscando soluções ao enfrentamento dessa pratica lesiva e pensando em políticas de prevenção junto a sociedade. A Defensoria Pública é uma dessas Instituições envolvidas na rede de proteção, com extrema preocupação com os direitos das crianças e adolescentes, que podem contar com o apoio, orientação e todas as medias cabíveis para o combate ao abuso e exploração sexual desses indivíduos”, ressaltou.

 

*Com dados do Portal SimõesOnLine