Notícias

Defensoras Públicas avaliam participação no XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões do IBDFAM

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, junho de 2019 às 12:38
Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, em Gramado (RS)

Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, em Gramado (RS)

As Defensoras Públicas Dra. Andrea Melo de Carvalho, Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, Dra. Sheila de Andrade Ferreira e Dra. Alynne Patrício de Almeida Santos participaram nos últimos dias 7 e 8 em Gramado, no Rio Grande do Sul, do XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, do  Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM.

Sediado no Hotel Serra Azul, o evento buscou consolidar os objetivos de debater e promover a efetivação de um novo ambiente jurídico no Mercosul, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea.

Defensoras Públicas durante o evento

Defensoras Públicas durante o evento

A Defensora Pública, Dra. Alynne Patrício, titular da 8ª Defensoria Publica de Família e Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania -NUSCC,  que também é Vice-Presidente da OAB/Piauí, afirma que a experiência foi exitosa, especialmente pelo foco voltado para a mediação de conflitos, tema de um dos Workshops realizados dentro da programação do evento.”Tivemos a oportunidade de discutir novas técnicas de mediação que poderão ser aplicadas com sucesso no âmbito da Defensoria Pública. Conheci o Projeto de Câmara de Mediação Familiar, implantado no âmbito da Defensoria Publica do Rio Grande do Sul e que vamos utilizar para aprimorar as atividades do NUSCC”, afirma a Defensora.

“O evento que participamos está entre os mais prestigiados do país, pois busca promover discussões jurídicas da mais alta relevância no âmbito do Direito das Famílias e Sucessões e entre o seu objetivo mais pujante estão o debate e promoção da efetivação de um novo olhar jurídico às demandas que atingem os novos arranjos familiares atinentes às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. Sinto-me alegre em mais uma vez poder ter participado deste Congresso internacional e muito bem acompanhada das colegas Rosa, Andréa e Aline, que compuseram o grupo de Defensoras do Piauí, que sempre acompanham os eventos do IBDFAM visando a qualificação profissional e prestação de serviços aos assistidos da DPE-PI de maneira mais qualificada. Este ano o evento teve uma sessão simulada, interação com os congressistas através das mídias sociais e aplicativos, presença de ministros dos Tribunais Superiores e atingiu a lotação máxima de cinco mil inscritos”, destaca Dra. Sheila de Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública de Família.

Diretora Cível da Defensoria Pública.Para Dra. Rosa Viana, titular da 9ª Defensoria Pública de Família e Coordenadora da Escola Superior da Defensoria, a participação no Congresso “foi extremamente positiva, com temas atuais, configuração moderna e dinâmica e presença de autoridades renomadas, como Ministra do STJ, que foi prestigiar as palestras. É sempre importante podermos nos atualizar, conhecer novas práticas de outros Estados na área de Família e Sucessões, trocar experiências e debater assuntos abordados por profissionais de outros ramos, como da psicologia. Valeu a pena, especialmente por nos proporcionar a oportunidade de uma capacitação completa, através de um evento internacional e com assuntos que são aplicados em nossa constante prática profissional”, avalia.

“O Congresso trouxe discussões sobre os temas mais intrigantes do Direito de Família e das Sucessões, permitindo aos participantes uma reflexão aprofundada sobre temáticas que, em regra, não são abordadas pela doutrina, exatamente pelas peculiaridades que apresentam. Assim, foi uma oportunidade de aprofundamento teórico em assuntos afetos à minha área de atuação e com uma discussão sobre aspectos que sempre nos deparamos no dia a dia da nossa profissão”, enfatiza Dra. Andrea Melo, titular da 1ª Defensoria Pública de Família e Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública.