Notícias

Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Piauí participam do XV CONADEP, em Goiás

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 09, novembro de 2022 às 12:29

 

314836907_649895533479791_3329129899328766331_n

Um grupo de Defensoras  Públicas e Defensores Públicos do Piauí, entre os quais a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o O presidente da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Robert Rios Magalhães Júnior, encontra-se em Goiânia, no estado de Goiás, participando do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que prossegue até a próxima sexta-feira (11). O evento é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), em parceria com a Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP).

O Projeto Vozes dos Quilombos, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, sob a coordenação da Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, é uma das 28 práticas exitosas aprovadas para apresentação no Congresso. A Defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso, também será ministrante de palestra durante o evento, abordando Constelações familiares e o Sistema de Justiça.

WhatsApp Image 2022-11-10 at 09.51.09

Mais de 1000 pessoas lotaram o auditório principal do Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia, para acompanhar a cerimônia de abertura que contou com a presença da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o presidente da AGDP, Allan Joos; o vice-governador do estado do Goiás, Licoln Tejota; o Defensor Público Geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; o presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais, Florisvaldo Fiorentino; a presidenta do Conselho de Ouvidores das Defensorias Públicas do Brasil, Sirlene Costa; o presidente do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas, Marcus Edson de Lima, entre outros.

Ao iniciar seu discurso, o presidente da AGDP, Allan Joos, ressaltou que é por meio de eventos, como o CONADEP, que se observa a essência do associativismo em prol da Defensoria Pública, da união da classe e da importância do trabalho das Defensoras e Defensores Públicos do país. “A grandiosidade deste CONADEP é o reflexo da grandiosidade da nossa instituição. A Defensoria Pública brasileira, hoje, vem sendo reconhecida mundialmente como um exemplo de garantia de acesso à justiça. A Defensoria Pública brasileira nasceu, cresceu e hoje se consolidou com o advento da democracia, tendo sido expressamente reconhecida pelo texto constitucional como expressão e instrumento do regime democrático. E cito este notório crescimento para registrar a força do associativismo”, disse.

O vice-governador do estado de Goiás, Licoln Tejota, destacou a alegria em receber o maior evento da Defensoria Pública em toda a América Latina. “A Defensoria, em todos esses anos, tem feito muito mais o que é proposto. Ela tem participado conosco nas principais decisões e nos principais debates que impactam a vida dos cidadãos goianos. Uma porcentagem muito alta da nossa população precisa do serviço de vocês. E por causa do fruto do trabalho de vocês, que nós temos um estado mais justo”, afirmou.

A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, mencionou em sua fala o fortalecimento da Defensoria Pública e o tema central do evento. Para ela, é preciso sentir o presente e mirar o futuro. “Esse trabalho associativo realizado em Goiás é a essência do trabalho da ANADEP. Encara-se as realidades, defende-se a instituição e as prerrogativas e direitos de defensoras e defensores públicos. Trabalho realizado com muita responsabilidade porque temos ciência que somos parte de um todo, e o todo em uma parte. O tema escolhido para o Congresso nos impõe profundas reflexões e responsabilidade. É preciso trazer a memória aquilo que nos dá esperança. E aqui me permitam trazer a memória Esperança Garcia, considerada a primeira advogada negra do país”, finalizou.

Seguindo a tradição dos CONADEP’s, a ANADEP fez a entrega do Colar do Mérito – a maior honraria da categoria às cidadãs e cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à Defensoria Pública e para o acesso à justiça das pessoas em situação de vulnerabilidade. Os(as) homenageados(as) desta edição foram Deise Benedito, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e do Fórum Nacional de Mulheres Negras,  e Ilton Norberto Robl Filho, que é é mestre e doutor em Democracia e Direitos Humanos pela UFPR — tendo realizado estudo de pós-doutorado em Direito Constitucional na PUC-RS.

Pelo Piauí, além da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior e do Presidente da Apidep, Robert Rios Magalhães Júnior, participam  desta edição do CONADEP as Defensoras e Defensores Públicos, Ana Patrícia Paes Landim Salha  Débora Cunha Vieira Cardoso,  Ginuzza Alexandria Dulcetti, Sílvio César Queiroz Costa, João Castelo Branco Vasconcelos Neto, Igo Castelo Branco de Sampaio, Karla Araújo de Andrade Leite, João Batista Viana do lago Neto, Marcelo Moita Pierot, Leandro Ferraz  Damasceno Ribeiro, Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, Gisela Mendes Lopes, Ludmilla Maria Reis Paes Landim e o Ouvidor-Geral externo da DPE-PI, Djan Moreira, entre outros.

Fonte: ANADEP