Notícias

Defensoria promove capacitação de Defensores (as) em atuação no Tribunal do Júri

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, abril de 2023 às 13:50

WhatsApp Image 2023-04-28 at 12.44.32(1)
A Defensora Pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro e os Defensores Públicos Erisvaldo Marques dos Reis, Dárcio Rufino de Holanda, Arilson pereira Malaquias, Leonardo Nascimento Bandeira participam até esta sexta-feira (28) , em Goiânia (GO) do IV Congresso Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri (Conajuri).

O evento, realizado no Hotel Clarion, tem o apoio da Defensoria Pública de Goiânia e reúne integrantes com atribuições no júri de todas as Defensorias Públicas do país e engloba palestras e debates sobre o tema “O perfil institucional da Defensoria Pública no Júri – desafios e possibilidades”.

O Congresso conta com nove palestras, proferidas por Defensoras e Defensores Públicos de Sergipe, Distrito Federal, Alagoas, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também contou com o minicurso “Atuação Prática no Plenário do Júri”, ministrado pelos Defensores Públicos Criscel Barros da Costa e Oliveira e Marco Túlio Frutuoso Xavier, ambos da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Nesta sexta-feira acontece a apreciação e votação de enunciados de teses específicas sobre a atuação no plenário do Júri.

WhatsApp Image 2023-04-28 at 12.44.33A Defensora Pública Ana Clara Castro fala sobre os ganhos com a participação no evento. “Está sendo muito proveitosa a experiência no IV Congresso Nacional das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri. É um espaço de aprendizagem e de trocas de experiências enriquecedor. Além do mais, tive a oportunidade de conhecer colegas de outros Estados, que compartilharam vivências e ensinamentos sobre experiências no plenário. O evento também propõe espaço para a construção de teses institucionais e proposições de alterações legislativas”, relata.

Para o Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis,também avalia como produtiva a participação no evento. “Está sendo muito enriquecedora essa troca de experiências entre Defensores e Defensoras que atuam no Tribunal do Júri. Foram apresentados e discutidos temas que certamente serão de grande valia para o aprimoramento dos trabalhos da Defensoria Pública em todo o país, o que contribuirá para o fortalecimento da Instituição ao e aprimoramento da atuação na defesa criminal feita pela Defensoria Pública já reconhecida em todo o país, afirma.

Com dados da DPE-G