Notícias

Defensores participam de curso “Comunicação Positiva: Prevenindo e Resolvendo Conflitos”

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, maio de 2018 às 12:50
Curso "Comunicação Positiva: Prevenindo e Resolvendo Conflitos"

Curso “Comunicação Positiva: Prevenindo e Resolvendo Conflitos”

Defensoras e Defensores Públicos, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participaram no último sábado, dia 05 de maio, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), do curso “Comunicação Positiva: Prevenindo e Resolvendo Conflitos”, ministrado pelo Professor Alessander Mendes, que é Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela UNIFOR e mediador de Conflitos pela CMC Estácio, em Teresina.

O curso faz parte do calendário acadêmico oferecido pela Escola Superior da Defensoria para o ano de 2018, que visa proporcionar a Defensores Públicos, assim como aos demais colaboradores da Instituição a oportunidade de capacitações pertinentes às suas áreas de atuação, o que se reverte em ganhos para as pessoas assistidas pela Defensoria.

Sobre o curso, o ministrante destacou a experiência como bastante satisfatória. “Existem alguns momentos em nossas vidas que a nossa caminhada nos propicia alegrias e tristezas, contudo no dia 5 de maio de 2018 tive uma grata satisfação de poder ter um diálogo com os Defensores Públicos do Piauí, oportunidade em que eu disse a eles o quanto essa Instituição é respeitada pela comunidade, tem a credibilidade dos teresinenses e piauienses e quanto o papel de cada um, dentro do contexto social, é extremamente relevante. Passados alguns anos nessa caminhada como mediador eu percebi que a gente tem andado por esse país todo, vários estados e cidades, vivendo muitas situações. Quando você pensa que pode palestrar sobre alguma coisa, nessa relação dialética você aprende muito mais do que ensina. Foi o que senti no sábado. Aprendi muito mais com o papel dos Defensores Públicos do Piauí, com a humildade que foi repassada no nosso encontro, com a paixão encarada e encantada no rosto de cada Defensor, cada estagiário, cada colaborador e, acima de tudo, falar da minha alegria em ter contribuído para uma Instituição que tem um trabalho social tão relevante na nossa comunidade. Fiquei muito feliz em ter dialogado com os mediadores, Defensores que começam a descortinar as relações de conflito não só como uma questão jurisdicional, mas de restabelecimento das relações. Talvez seja esse o ponto principal da mediação. Feliz por ter participado deste evento. Contente por saber que a nossa Defensoria é uma das melhores Defensorias do país”, afirma o Professor Alessander Mendes.

Para a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Defensora Pública Dra. Andrea Melo, “o Curso teve como enfoque um dos maiores problemas enfrentados hoje por muitas instituições e, também, nas relações familiares, a comunicação! Nós que lidamos diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidades (em todos os sentidos) precisamos entender e compreender o quanto uma falha de comunicação pode disparar um gatilho de problemas que dificultará sobremaneira a solução da demanda a nós proposta. Assim, a palestra nos trouxe ferramentas para uma comunicação positiva tanto no ambiente de trabalho como na família. Assim, a ESDEPI reafirma seu dever institucional, trazendo não apenas cursos jurídicos, mas aqueles que contribuem mais diretamente na solução dos problemas a nós propostos, deixando nossos Defensores, estagiários e colaboradores com ferramentas eficazes na busca de uma pacificação social. E, via de consequência, nossos assistidos, que contarão com um atendimento diferenciado”, destaca.

“É sempre salutar poder contar com capacitações que nos tragam um olhar diferenciado para a forma como podemos desenvolver nosso trabalho de maneira cada vez mais eficaz em favor dos nossos assistidos. Certamente foi muito enriquecedor o curso com o Professor Alessander Mendes, que trata a comunicação positiva como uma ferramenta eficiente dentro das soluções de conflito. Claramente ganhou muito a Defensoria Pública do Estado do Piauí com mais essa excelente capacitação proporcionada pela Esdepi”, afirma a Defensora Pública Geral e Presidente do Conselho Superior da DPE-PI, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.