Notícias

Defensores Públicos ministram palestras na UFPI em evento sobre Direitos de Família e Cível

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, novembro de 2019 às 22:14
Palestrantes reunidos no auditório

Palestrantes reunidos no auditório da Ufpi

As Defensoras Públicas Dra. Sheila Ferreira de Andrade, Diretora Cível da Defensoria; Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento; Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, Coordenadora da Escola Superior da Defensoria e o Defensor Público Dr. Roberto Gonçalves de Freitas Filho, titular da 9ª Defensoria Pública Criminal, ministraram palestras na última quinta-feira (08), durante o evento Temas Atuais e Controversos do Direito de Família  à Luz do Direito Civil- Constitucional, realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí.

Organizadoras do evento

Organizadoras do evento

Organizado por Dra. Sheila de Andrade e pela Professora Joana Souza, da UFPI, o evento contou com 139 participantes e foi considerado exitoso pelas organizadoras.

Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que é titular da 12ª Defensoria Pública de Família, discorreu sobre “Direito de Família e Registro Público sob a perspectiva Constitucional”; Dra. Rosa Viana, titular da 9ª Defensoria Pública de Família, falou sobre “Divórcio Liminar e Seus Efeitos” e Dra. Sheila de Andrade, que é titular da 2ª Defensoria Pública de Família, abordou “A Pornografia Sexual de Vingança e Dignidade da Mulher”.

A “Eficácia e Alcance das Normas Constitucionais no Âmbito do Direito das Famílias”, foi o tema abordado pelo Defensor Dr. Roberto Freitas Filho.evento

Também foram palestrantes no evento Dr. Virgílio Madeira, Dra. Karla Oliveira, Dra. Cristiane Matos e Dra. Patrícia Caldas.

Para Dra. Sheila de Andrade “foram discutidos temas atuais e controversos entre Direito de Família e Direito Constitucional, com a participação de vários Defensores que também são professores da Universidade Federal e da Universidade Estadual, que são Universidades irmãs. Foi uma tarde e um início de noite bastante proveitoso, que contou com a colaboração de colegas como Dr. Roberto Freitas, Dra. Rosa Viana e Dra Patrícia Monte e que na realidade trouxe também não só a visão em relação ao tema, como a própria Defensoria Pública, porque pudemos falar de projetos como a Oficina de Pais e Filhos , o Núcleo de Conciliação da DPE, da nossa atuação defensorial, do Projeto Nome, Meu Orgulho, abordamos diversos outros projetos que a Defensoria tem e tratamos da função essencial da Instituição em relação a Justiça. Foi extremamente interessante, tivemos a oportunidade de demonstrar para os alunos que dentre diversas carreiras a Defensoria Pública deve estar também nesse rol a ser prestigiado. Foi de grande repercussão positiva, não só dentro da Universidade, como em relação aos próprios colegas que elogiaram a organização do evento e a formatação feita”, diz a Defensora.