Notícias

Defensoria capacita equipe em licitações e contratos de obras e serviços de engenharia

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, agosto de 2018 às 10:25
Equipe da Defensoria Pública durante o treinamento

Equipe da Defensoria Pública durante o treinamento

Profissionais da Defensoria Pública do Estado do Piauí envolvidos nos processos licitatórios relacionados a serviços de engenharia ou obras da Instituição participaram, no último dia 10, da capacitação “Alta Performance Coaching”, voltada para “Licitações e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia” e ministrada pelos auditores Leonardo César e Rogeanio Almeida.

O objetivo foi dotar os referidos profissionais de informações relevantes para que possam acompanhar com propriedade as obras desenvolvidas pela Defensoria Pública, iniciando pela reforma do Núcleo Central da Instituição, que se encontra em andamento.

“Estamos iniciando uma grande obra, que é a reforma da Sede desta DPE, diante da qual apareceram algumas particularidades no Processo Administrativo na fase de interna da licitação. Atualmente iniciamos a etapa da execução, a qual necessita de acompanhamento adequado por parte dos fiscais do contrato, que além da área técnica, é imperioso o conhecimento da parte legal para sua atuação, o que implica ganho para futuras licitações que envolvam obras e serviços de engenharia”, destaca o Coordenador de Planejamento e Projetos da DPE-PI, Jackson Oliveira Veloso.

Segundo o Coordenador, A Defensoria Pública encontra-se em fase de crescimento e expansão, o que torna esse tipo de treinamento fundamental. “A partir de agora o número de obras e reformas pelas quais a Instituição vai passar tende a aumentar e, consequentemente,   a capacitação  dos servidores para os projetos futuros é fundamental”, complementa Jackson Veloso.

Além do Coordenador de Planejamento e Projetos, também participou da capacitação a Coordenadora e Presidente da Comissão de Licitação da Defensoria, Prhiscilla de Queiroz Garcia Tavares da Motta, acompanhada da técnica Tuany de Sousa França, da Comissão de Licitação. Presentes ainda o engenheiro Luiz Fernando Seixas Cury da Costa e o arquiteto Dario Bastos Fortes do Rego, da Coordenação de Infraestrutura e Logística/Transportes da DPE-PI.

“Essa capacitação, assim como as demais que estamos proporcionando aos nossos técnicos, tem a finalidade de garantir uma equipe cada vez mais eficaz, voltada para a excelência nos serviços e empreendimentos da Defensoria Pública. Nesse caso específico participaram do treinamento a parte da Licitação, que trabalha na edital do certame; de arquitetura e engenharia, que é a parte de execução propriamente dita e a de planejamento e projetos, que é a parte organizacional,  todos envolvidos diretamente com o processo que envolve ou a obra ou serviços de engenharia. Nosso interesse é garantir o desenvolvimento de um trabalho eficaz”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.