A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou no último dia 18 uma apresentação do Sistema Solar, recentemente implantado em fase experimental na Unidade João XXIII e que deverá ser estendido para os demais setores da Instituição. O referido Sistema é hoje uma das melhores ferramentas para atendimento no meio jurídico. A apresentação aconteceu na Sede Provisória da DPE-PI e reuniu grupo formado por Defensores Públicos, servidores, colaboradores e estagiários das áreas Cível e de Família, que recebem os encaminhamentos da Diretoria de Primeiro Atendimento.
A apresentação foi feita pelo Coordenador de Tecnologia da Informação da DPE-PI, Raimundo Nonato Uchoa Filho, que discorreu sobre as principais funcionalidades do Sistema, sua recepção e o módulo que será utilizado pelo setor de Triagem da Diretoria de Primeiro Atendimento, onde será realizado do cadastro dos assistidos e feito o encaminhamento para cada Defensor. “Na oportunidade também foi explicado o funcionamento do módulo Defensor, que será a visão dos Defensores Públicos no Sistema e o G.E.D. (Gerenciador Eletrônico de Documentos), que centraliza todos os documentos do assistido e do atendimento”, explica o Coordenador.
O Diretor Administrativo da Defensoria, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, afirma que o Solar vai muito além de um Sistema de Atendimento. “Com o Solar iremos criar pela primeira vez um banco de dados real com nossos assistidos e a cada vinda deles à Instituição será possível acompanhar o seu histórico com maior agilidade. Precisamos entender também que não se trata apenas de um sistema de atendimento. É um gerenciador eletrônico de documentos”, diz.
O Sistema Solar, sigla para Solução Avançada em Atendimento de Referência, foi adquirido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí junto a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que prestou a assistência necessária tanto na disponibilização do Sistema como na capacitação dos profissionais da TI local.
“Gradativamente iremos apresentando o Sistema Solar à nossa equipe e, a partir da implantação dele em toda a Defensoria, acreditamos que daremos um grande passo em relação a agilizar o atendimento prestado por nossa Instituição. Mais queremos agradecer à Defensoria do Tocantins que teve importância fundamental na implantação do Sistema aqui. Hoje operamos em fase experimental na Diretoria de Primeiro Atendimento mas brevemente estaremos com o Solar em todas os Setores da nossa Instituição”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.