Notícias

Defensoria chama atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes para articulação destinada ao “Dia D da Defensoria”

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, fevereiro de 2022 às 13:08

Dia D

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora do Primeiro Atendimento Cível da Defensoria, mediou nesta quinta-feira (10) uma reunião com conselheiras e conselheiros tutelares, assistentes sociais e demais atores ligados ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, visando uma melhor articulação para a ação ‘Dia D da Defensoria’, que será desenvolvida em 12 de março envolvendo todas as defensorias Públicas dos estados e do Distrito Federal, sob a coordenação do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege).

Com o foco na realização concentrada de sessões extrajudiciais de mediação/conciliação e atividades de educação em direitos, em uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação, no Piauí o Dia D da Defensoria acontecerá no edifício-sede da Defensoria Pública, localizado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, bairro Noivos, zona Leste de Teresina.

O Dia D da Defensoria, será realizado no dia 12 de março com inscrições prévias a fim de melhor organização da demanda de atendimento e também com o objetivo de adotar medidas preventivas à covid-19. As pessoas que desejarem maiores informações sobre a ação podem entrar em contato com o Primeiro Atendimento da Defensoria, por meio do número de WhatsApp (86) 99426-1053. Atendendo ao cronograma previsto os atendimentos poderão ser agendados até o próximo dia 4 de março.

Condege 2

Uma das participantes do encontro, a Conselheira Tutelar do 4º Conselho Tutelar de Teresina, Tatiane Meirelles, que atua na zona Leste de Teresina, destacou a importância da articulação promovida pela DPE/PI. “As informações repassadas pela Defensora Pública Patrícia Monte foram muito importantes, destaco que esse momento é importantíssimo e crucial para que todos os conselheiros e toda equipe que trabalha com a rede de proteção à crianças e adolescentes, estejam atualizados com os demais órgãos, que estejam nesse momento de interação, de aprendizado, para que saibamos a importância de todos eles e que possamos traçar essas informações para a sociedade em geral”.

A Defensora Pública Patrícia Monte, que integra a Comissão nomeada pelo Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, para o desenvolvimento do Dia D da Defensoria no Piauí ressalta a importância do encontro com os conselheiros tutelares. “Há quatro anos que desenvolvo projetos na Defensoria, com foco na atuação extrajudicial e educação em Direitos Humanos, e sempre o foco foi capacitar assistentes sociais como efeito multiplicador das instruções, e com a procura da Defensoria para o trabalho em rede, só vemos que está dando super certo!!! As pessoas pobres devem ser emponderadas através do seu conhecimento”, diz a Defensora.