Notícias

Defensoria conclui treinamento e utilização do Sistema Solar inicia dia 2 de dezembro em toda a Instituição

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 29, novembro de 2019 às 21:58
Dr. Ivanovick Feitosa ministrou o treinamento em Teresina

Dr. Ivanovick Feitosa ministrou o treinamento em Teresina

Com treinamentos para as Defensorias Regionais, realizados em Floriano no dia 28 e em Parnaíba, Picos e Teresina nesta sexta-feira (29), foi concluída mais uma etapa para a implantação do Sistema de Solução Avançada em Atendimento de Referência – Solar, na Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Treinamento em Teresina nesta sexta-feira (29)

Treinamento em Teresina nesta sexta-feira (29)

Em Teresina a capacitação foi ministrada pelo Diretor Administrativo da DPE-PI, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e aconteceu no auditório da Casa de Núcleos da  Defensoria. Em Floriano e Picos o ministrante foi o desenvolvedor da Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria, Guilherme Cássio Oliveira Holanda e, em Parnaíba, o treinamento aconteceu com o também desenvolvedor da TI da Defensoria, Tonny Cleuton de Lima Nascimento e com o Coordenador de Tecnologia da Informação, Raimundo Nonato Uchôa Filho.

Treinamento para utilização do Solar em Floriano

Treinamento para utilização do Solar em Floriano

Dr. Ivanovick Feitosa explicou que atendendo a uma solicitação da Diretora Regional , Dra. Karla Araújo de Andrade Leite, o treinamento para as Defensorias Regionais foi descentralizado. “Hoje estamos concluindo em toda a Defensoria Pública a segunda etapa de implantação do Solar. Importante destacar que na primeira etapa, que consistiu em um período de quatorze meses,  realizamos o mapeamento  de todos os fluxos internos, fazendo um comparativo com a Defensoria Pública do Tocantins,  onde nasceu o Solar.  Esse Sistema hoje é padrão em dezesseis Defensorias Públicas do Brasil. No mundo atual no qual a todo momento fazemos uso de aplicativos e  sistemas por meio de nossos celulares, acaba sempre prevalecendo o melhor e, no âmbito da Defensoria Pública,  o Solar  se mostrou  nos últimos anos o melhor Sistema, sendo uma referência em atendimento e elaboração de peças processuais, com ele é possível fazer uma varredura em todas as atividades desenvolvidas na Defensoria e o mais interessante é que ele permite adaptações, procedimento que adotamos  durante a primeira fase de implantação aqui”, discorreu o Defensor.

Uchôa Filho durante o treinamento em Parnaíba

Uchôa Filho durante o treinamento em Parnaíba

O Diretor Administrativo também destacou o fato do Sistema Solar facilitar o acompanhamento dos processos de cada assistido. “Todos os assistidos serão cadastrados a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, com esse cadastro será possível conhecer o perfil de cada um deles, permitindo um mapeamento completo e proporcionando maior qualificação ao atendimento”, disse Dr. Ivanovick Feitosa, lembrando que o Sistema Solar se destina ao agendamento de 12 atendimentos por dia, mas também permite que sejam realizados atendimentos extra pauta, objetivando que nenhum assistido deixe de ser contemplado.

Tonny Cleuton repassa dados sobre o Solar em Parnaíba

Tonny Cleuton Nascimento repassa dados sobre o Solar em Parnaíba

Guilherme Cássio Holanda ressaltou que em Floriano e Picos a capacitação foi eficaz. “O treinamento foi bastante produtivo, foram tiradas varias dúvidas, tanto referente ao cadastro do assistido, quanto ao uso do Sistema em si. O pessoal de Floriano e Picos foi receptivo à minha chegada na Defensoria. O módulo do Gerenciador Eletrônico de Documentos, o GED ,foi o mais apreciado pelos Defensores. Disseram que dará bastante agilidade na realização do atendimento”, destacou.

Guilherme Cássio Holanda durante a capacitação em Picos

Guilherme Cássio Holanda durante a capacitação em Picos

Para Tony  Cleuton Nascimento foi “muito bom o evento. É sempre gratificante e motivador ver os demais usuários da Defensoria compartilhando do mesmo entusiasmo quanto ao Solar”.

O Coordenador de Tecnologia da Informação da Defensoria também se manifestou sobre a finalização dessa etapa do Solar. “Estamos finalizando agora um ciclo de treinamentos que  ocorreu na capital com as Unidades Cíveis, Criminais e Juizados d agora tivemos esse encontro  simultâneo nas Regionais em Teresina e também em Floriano, Picos, Parnaíba, onde os Defensores que trabalham próximo a esses polos tiveram a oportunidade de participar do treinamento. Com a definição da data de dois de dezembro para início do Solar na Defensoria, podemos dizer que concluímos essas etapas de treinamento para que os Defensores possam utilizar as principais funcionalidades básicas do Sistema e, com isso, possam iniciar o cadastro de atendimento de assistidos, possibilitando maior controle e compartilhamento de informações, gerando menos trabalho, haja vista que boa parte dos dados serão compartilhados, garantindo ainda a agilidade na transição de processos. Com essa etapa de treinamento o Solar está sendo disponibilizado via web para todo o Piauí e a expectativa que se tem é justamente essa agilidade”, declarou Uchôa Filho.

Dr. Ivanovick Feitosa confirmou o início da utilização do Sistema Solar na próxima segunda-feira, dia 02,  e acredita que os ganhos serão inestimáveis para a Instituição. “É um significativo passo que estamos dando em relação a modernização da Defensoria Pública do Piauí. Com o o Solar o nosso atendimento acontecerá de forma mais ágil e os principais beneficiados serão nossos assistidos, razão pela qual a Defensoria existe”, afirmou.