Juciara Santiago durante a explanação
A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou nesta quarta-feira (24) mais uma Oficina de Pais e Filhos, Projeto desenvolvido por Defensores Públicos da área de Família, que visa ajudar e conscientizar as famílias a atravessarem os processos de ruptura com menor dano emocional a todos os envolvidos.
A Oficina desta quarta-feira,aconteceu na sede provisória do Núcleo Central da Defensoria e foi ministrada pela Assessora Técnica da Diretoria de Primeiro Atendimento, Juciara de Sousa Santiago e pela Assistente Social Mauricema Holanda Nunes, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
“Essa metodologia é muito boa porque todos os casais que estão participando da Oficina dão depoimentos sobre mudança de atitudes para com os filhos. É uma Oficina onde a gente trata sobre sentimento, afetividade e então eles esquecem um pouquinho a questão do processo judicial, do divórcio, e passam a enfrentar essa questão de conviver melhor com os filhos, assim como com a ex-mulher ou o ex-marido”, diz Mauricema Holanda.
“É uma Oficina bastante produtiva e participativa. As assistidas já chegaram hoje bem positivas, relatando fatos da vida delas e pela forma como está sendo ministrada, já conseguimos perceber um semblante de alívio em relação as dúvidas ocasionadas em relação a ruptura da união. Elas estão vendo que é possível reverter a situação e facilitar a convivência da criança com os pais e avós. A participação está sendo excelente”, afirma Juciara Santiago.
M.D. dos S., que participou da Oficina, avaliou positivamente a ação. “É muito produtiva, porque a gente ver que com esses atritos, sem querer, estamos machucando nossos filhos. Está sendo bem gratificante ter compartilhado e ter vindo”, disse.
Para a Defensora Pública Dra. Rosa Mendes Viana Formiga, Diretora Cível da DPE-PI, Titular da 9ª Defensoria Pública de Família e uma das implementadoras da Oficina de Pais na Defensoria Pública-PI, “apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo dar continuidade a este projeto, que já perdura há mais de ano, sendo de extrema importância pela oportunidade que está proporcionando a vários casais que se encontram separados, a terem uma convivência mais harmônica e por conseguinte, educar melhor e ajudar aos seus filhos, nesse momento tão delicado de suas vidas. Ressaltamos, igualmente, o valioso engajamento de nossas colaboradoras no projeto, que têm se dedicado com tanto amor e esmero a cada Oficina de Pais”, disse.