A Defensoria Pública do Estado do Piauí tem contribuído para o auxílio da família da estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína da Silva Bezerra, vítima de feminicídio no dia 27 de janeiro do corrente ano. Nesta quinta-feira (09) a assistente social Lia Raquel de Sousa e Silva, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Instituição, participou de reunião da Rede Socioassistencial e Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência. Na oportunidade foram discutidas e encaminhadas as demandas relacionadas às vulnerabilidades da família da estudante.
A reunião aconteceu no Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia (CREG), e contou, além da Defensoria Pública, com representantes Ministério Público; Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC); Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres; CRAS Norte I; Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência, dentre outros integrantes da Rede.
Lia Raquel Silva explica que a discussão versou em torno dos procedimentos relacionados a proceder com os devidos referenciamentos, encaminhamentos e orientações necessárias para a garantia de direitos dos familiares da estudante. “Foi uma reunião importantíssima de articulação do poder público estadual e municipal para o acompanhamentos das necessidades da família, tendo em vista contribuir com a assistência dos serviços disponibilizados na Rede Socioassistencial e de atendimento à mulher”, afirma a assistente social. .
Em relação ao caso, a Defensoria Pública designou extraordinariamente a Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos e o Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa, para o acompanhamento do inquérito e das ações de apoio à família da vítima.