Notícias

Defensoria e MP/PI realizam monitoramento de abrigos de idosos em tempos de enfrentamento da Covid-19

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, junho de 2020 às 09:19

dpemp2

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência, vem integrando ação realizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, no sentido de fiscalizar de forma virtual os abrigos de idosos de Teresina.

O objetivo do monitoramento é aferir se os abrigos ou Instituições de Longa Permanência contam com plano de contingência para o enfrentamento da pandemia ocasionada pela Covid-19, observando entre outros pontos se em algum desses locais existem idosos infectados pelo Novo Coronavírus. Também está sendo observado como funciona cada Instituição, inclusive se estão sendo utilizados equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte de funcionários e idosos, dentre outras medidas de proteção.

A Defensora Pública Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, afirma que o monitoramento tem sido eficaz e que o uso da tecnologia tem sido muito importante para a obtenção dos dados. Ela também faz uma avaliação da necessidade dessa ação pois ao longo da mesma foi verificado que a COVID-19 chegou a algumas ILPI’s, que há necessidade de fornecimento de EPI’s pelo Poder Público, capacitação dos funcionários dos abrigos para lidar com a problemática, criação de fluxo de atendimento junto à Secretaria de Saúde e FMS para atendimento dos casos suspeitos ou positivados, dentre outras medidas.

Informou ainda a Defensora Pública que essa ação visa também dar cumprimento às orientações da Nota Técnica n 06/2020 do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.