Notícias

Defensoria e Uespi assinam Termo de Cooperação para o desenvolvimento de projetos conjuntos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, outubro de 2021 às 13:56

uespidpe

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), assinaram nesta segunda-feira (04) Termo de Cooperação destinado ao desenvolvimento conjunto de projetos que levem benefícios para a população, entre os quais o “Conciliar pela Criança : Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, idealizado pela Diretora Cível, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, juntamente com os Defensores do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC) Gerson Henrique Silva Sousa e Alynne Patrício de Almeida Santos. A ação será desenvolvida no período de 25 a 29 do corrente mês.

A assinatura do Termo de Cooperação nesta segunda-feira foi efetivada pelo Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis e pelo Reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa. Estiveram presentes a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a Diretora Cível, Sheila de Andrade Ferreira, a Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo Andrade Leite e a chefe da Assessoria Jurídica da Uespi, Fabia de Kassia Mendes Viana Buenos Aires.

Sheila de Andrade, que também é professora da Uespi, ressaltou a importância do Termo de Cooperação. “É fundamental,  porque ambos tendem a prestar serviço essencial ao público seja na educação, pesquisa e extensão, que é o objetivo da Uespi, seja no caso da Defensoria que presta assistência jurídica gratuita e através desses projetos viabiliza a pacificação dos conflitos. Então, quando conseguimos unir duas Instituições desse porte,  que têm atuação no interior e na capital, para efetivar uma ação tão grande, tão numerosa, que esperamos se projete para os anos seguintes em prol do menor, que é o grande homenageado desse mês, mês das crianças, ficamos muito felizes em poder executar os fins da extensão e pesquisa, já que pesquisadores do Pibic também atuarão na Semana de Conciliação, ao mesmo tempo que a Defensoria fica extremamente gratificada em poder cooperar, ensinar e orientar, demonstrando para os alunos como é a Instituição, como ela funciona e quais são os nossos objetivos. Eu, que sou servidora das duas Casas, uno duas paixões que é ser Defensora e também ensinar, para que meus alunos possam conhecer a Instituição e até possam um dia concorrer a um cargo dentro da Defensoria Pública”, disse.

O Reitor da Uespi, confirmou a importância do momento. “São duas Instituições que têm relevantes serviços prestados ao estado do Piauí, de forma que iremos trabalhar com projetos  específicos para tender a demanda da Defensoria e também a demanda da Universidade,  estreitando essas parcerias em benefício da sociedade. Essas duas Instituições estão unidas com um propósito comum de bem servir e poder trabalhar projetos voltados para determinadas áreas e para a sociedade”, destacou Evandro Alberto de Sousa.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, por sua vez ratificou as falas dos demais presentes. Esse Termo de Cooperação que assinamos já vai, em um primeiro momento, ser de grande valia para a realização do Projeto Conciliar pela Criança que será realizado no fim de outubro, mas também é extensivo a diversas áreas nas quais tanto a Defensoria Pública como a Uespi atuam. Esse é um momento de grande importância para a Defensoria e reconhecemos a sensibilidade do Reitor Evandro Alberto de Sousa, em possibilitar essas parcerias e essa cooperação, que tem por finalidade levar um serviço melhor e mais amplo para a população”, afirmou.