Dr. Crisanto Pimentel ladeado pelos estagiários Antônio Renan Lima e Lucas Borges Piauilino
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da 3ª Defensoria Pública Cível, que tem como Titular o Defensor Público Dr. Crisanto Pimentel Alves Pereira, foi vitoriosa em ação que garantiu a inscrição de dois paratletas em Campeonato Internacional de Badminton que será realizado em São Paulo dias 14 e 15 deste mês de setembro.
Os dois paratletas procuram a Defensoria Pública após a inscrição que efetuaram através do site do evento, Brazil International Para-Badminton 2017, ter sido indeferida sob a alegação da Federação Piauiense de Atletismo de que foi realizada sem o seu aval. A Federação alegou que já havia informado sobre a necessidade que toda e qualquer inscrição em campeonatos teria, obrigatoriamente, que passar por ela.
Os dois paratletas no entanto realizaram a inscrição diretamente no site do evento, obedecendo ao previsto no Edital e dentro do prazo estipulado, tendo inclusive os nomes incluídos na primeira lista de inscritos disponibilizada. Ao constatarem a exclusão na segunda lista, entraram em contato com a organização, sendo informados do motivo que questionaram, alegando a obediência ao Edital e o fato de desconhecerem a determinação da Federação Piauiense.
A procura pela Defensoria Pública se deu através da Diretoria de Primeiro Atendimento, cujo Diretor, Defensor Público Dr. Marcelo Moita Pierot, ao constatar a urgência do caso por conta do prazo até o início da competição, distribuiu o processo para a 3ª Defensoria Pública Cível.
Ao tomar ciência da situação o Defensor Público Dr. Crisanto Alves Pimentel Pereira, assessorado pelos estagiários Antônio Renan Sousa Lima e Lucas Borges Carvalho Piauilino, procedeu a imediata ajuização da ação junto a 9ª Vara Cível de Teresina, na qual o Juiz Antônio Soares dos Santos proferiu a liminar, determinando a imediata inscrição dos dois paratletas para que pudessem participar da competição. Todo o processo foi realizado em dois dias úteis, um tempo recorde para o resultado da ação.
“É com muita alegria que obtivemos a notícia do resultado dessa ação. São dois paratletas de Teresina, que terão a oportunidade representarem nosso pais numa competição internacional. A inscrição havia sido indeferida por motivos burocráticos e a Defensoria Pública, de pronto, com muita eficiência, deu entrada na ação e em dois dias úteis apenas conseguimos garantir que participassem. Dado ao êxito deste caso específico, destaco a dedicação e capacidade dos nossos estagiários que possibilitaram conseguir em tempo recorde essa determinação judicial. A sensação é como se estivéssemos recebendo a medalha de ouro da competição internacional. Quem sabe esses dois paratletas tão bem representarão o Piauí e o Brasil, destacando-os para o mundo graças a boa qualidade dos serviços prestados pela Defensoria Pública”, afirma Dr. Crisanto Pimentel.
A Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, também destaca a satisfação em ver uma ação ter resultado tão pontual. “São vitórias como essa que impulsionam o nosso trabalho. Toda a equipe envolvida está de parabéns e esperamos que realmente esses dois paratletas, que tiveram seus direitos assegurados através da Defensoria Pública, possam se destacar na competição, no entanto só o fato de terem conseguido o direito de participar já deixa a todos nós com uma enorme sensação de vitória”, ressalta a Defensora Geral.