Notícias

Defensoria encerra com êxito a semana de conciliação em processos voltados para direitos das crianças

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 29, outubro de 2021 às 16:54

WhatsApp Image 2021-10-29 at 14.26.53

Foi encerrada com êxito, nesta sexta-feira (29), a semana de conciliação que a Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou buscando a melhor saída para solução de que envolvam alimentos, execução de alimentos, oferta de alimentos, investigação de paternidade, alimentos gravídicos e ação de majoração de alimentos. Mais de 150 sessões foram realizadas nos formatos virtual e presencial, obtendo uma média de 80% de acordos.

A ação ocorreu dentro do projeto “Conciliar pela Criança: Defensoria Pública pela Prioridade Absoluta”, iniciativa da Diretora Cível da Defensoria, Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, em conjunto com o Coordenador e a Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), respectivamente Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, é contou com a parceria do Laboratório Central do Piauí (Lacen) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a partir da participação de estudantes do curso de Direito.

“O projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta foi um sucesso em razão da dedicação e do duro trabalho das Defensoras e defensores, estagiários, colaboradores que transformaram os objetivos do evento numa meta atingida com mais de 80% de sessões realizadas com êxito. Por tudo isso quero agradecer o apoio da gestão, dos parceiros UESPI e LACEN e o esforço e dedicação que coloram nesses cinco dias de intenso dia trabalho. Obrigado, equipe! Vocês são a prova de que o sucesso se alcança através de talento, determinação e trabalho duro. Que venha a próxima edição!”, se manifesta a Defensora Sheila de Andrade.

O Coordenador do NUSCC, Defensor Público Gerson Henrique Sousa, também destaca o êxito da semana. “Encerramos hoje o projeto ‘Conciliar pela Criança: a Defensoria pela Prioridade Absoluta’ com muita felicidade diante do resultado obtido. Em cerca de 80% das sessões conseguimos êxito em conciliar os assistidos. Para além de implicar economia de recursos públicos, evitando que essas demandas cheguem ao Judiciário, também contribui para a pacificação social, já que a medição permite que a solução encontrada pelos mediandos se perpetue no tempo. Quero agradecer a todos que participaram do projeto, especialmente os colaboradores do NUSCC, o LACEN e os estudantes de direito da UESPI, e informar que o projeto será consolidado e ampliado no ano que vem, inclusive com a ideia de expandi-lo para o interior do Estado.”

Também integrante da ação, a Defensora Pública Auxiliar do NUSCC, Alynne Patrício, reafirma a satisfação com a ação. “O projeto Conciliar Pela Criança” com certeza já entra no calendário da Defensoria Pública como uma ação bastante exitosa, tivemos em média 80% de acordo realizado nas audiências, casos de assistidos que procuraram diretamente o Projeto e resolveram seu problema na mesma semana, celeridade, efetividade na prestação jurisdicional, acesso a Justiça. Então, com certeza o caminho desse Projeto agora é a interiorização, queremos levar para outras Comarcas, para as Regionais da Defensoria Pública e também com outras temáticas. É o NUSCC dando apoio à Defensoria nesse projeto”, ressalta

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques, agradeceu aos envolvidos na ação e também destacou os resultados alcançados. “Realizar uma semana de mediações obtendo 80% de êxito é algo que nos deixa imensamente satisfeitos, pois conseguimos solucionar com êxito a demanda das partes envolvidas , uma prova que a mediação é o caminho a seguir para a solução de conflitos e solidificação da cultura da paz. Queremos agradecer a todos os envolvidos no Projeto e reafirmar o papel da Defensoria Pública como uma Instituição que trabalha pela garantia de direitos e para facilitar o acesso à Justiça a todos que dela necessitam. Estamos todos satisfeitos com o resultado alcançado”, afirma.