Com 78,02% de êxito, foi encerrada nesta sexta-feira (28) a semana de mediações voltadas para crianças e adolescentes realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí,em Teresina. O Projeto, denominado Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta, iniciou na segunda-feira (24) e foi responsável por 71 sessões frutíferas.
Durante toda a semana foram realizadas 91 sessões das 134 agendadas, com um percentual de participação 67,91%. Das 91 sessões realizadas , 71 resultaram frutíferas, alcançando acordos. O total de atendimentos aos assistidos durante a semana somou 83, tendo ainda ocorrido 13 mediações extra pauta, das quais 7 resultaram frutíferas.
Iniciativa da Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, Diretora Cível da Defensoria Pública, em conjunto com o Coordenador e a Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC), respectivamente Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa e Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos e contando com a parceria do Laboratório Central do Piauí (Lacen) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Projeto é realizado pela Defensoria Pública desde 2021.
A Defensora Alynne Patrício analisa a ação como exitosa. “ Hoje encerramos as atividades de mais uma semana do Conciliar pela Criança, que está no seu segundo ano consecutivo, e com um resultado maravilhoso. Muitos acordos realizados nas sessões de mediação e conciliação, sempre visando o melhor interesse das nossas crianças e adolescentes. Queremos agradecer ao nosso Coordenador do NUSCC, Gerson Henrique, a toda a equipe empenhada, à nossa Diretora Cível, Sheila Andrade, idealizadora do Projeto, ao nosso Defensor-Geral, Erisvaldo Marques, que sempre deu todo o apoio, e dizer que ano que vem tem mais Conciliar pela Criança e esperamos ter uma estrutura ainda maior para a realização deste Projeto”, ressalta.
“Fechamos hoje o Projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta com aproximadamente 80% de sessões frutíferas, ou seja, quase 80% dos casos mediados com as partes entabulando acordo, e com isso além de aliviar a tensão, resolver os conflitos e controvérsias, a cada 10 casos 8 deixaram de aportar no Judiciário, com isso conseguimos reduzir sobremaneira os conflitos e contribuir para a paz social. Quero agradecer toda a equipe do NUSCC, os servidores da Diretoria Administrativa, os estudantes das Uespi, a parceria com Lancen que foi imprescindível, aos colegas Defensores, enfim a todos que de alguma forma se empenharam e se comprometeram com esse Projeto agradeço penhoradamente tendo em vista o sucesso. Como falei, é um Projeto importantíssimo para a pacificação social e, com o êxito obtido, só temos a agradecer e dizer que é uma iniciativa que vai continuar por muito tempo na Defensoria. Com certeza iremos para a terceira edição ano que vem e daremos continuidade por muitos anos”, destaca o Defensor Público Gerson Henrique Sousa.
A Defensora Pública Sheila de Andrade também faz uma avaliação dos resultados alcançados. “Mais uma vez o projeto Conciliar pela Criança: Defensoria pela Prioridade Absoluta é um sucesso em número e qualidade dos serviços prestados. Impossível deixar de reconhecer que projetos como este fazem parte da missão institucional da Defensoria, que luta pela defesa dos interesses das pessoas vulneráveis, e nesse rol não está só a priorização das demandas mas sim, antes que elas aconteçam, a possibilidade de conciliar, de fazer mediações mantendo a harmonia dos vínculos familiares. Imprescindível agradecer ao apoio da Gestão, bem como a todos os envolvidos no Projeto, que contribuíram de forma significativa para o êxito mais uma vez alcançado, reforçando ainda mais a cultura da paz dentro das ações da Defensoria Pública do Piauí”, afirma.