Notícias

Defensoria instala Sistema de Cálculo que garantirá agilidade na movimentação processual

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, agosto de 2018 às 18:13
Sistema é de fácil manuseio

Sistema é de fácil manuseio

Atendendo as metas do seu projeto de aparelhamento e modernização, previstos no Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Piauí, a Instituição está implantando o Sistema de Cálculo (SisCalc), que irá contribuir para agilizar a automatização feita por meio do Banco de Dados na movimentação dos processos que exigem o recálculo de valores. O Sistema foi criado pela Coordenação de Tecnologia da Informação da DPE-PI, por meio da equipe  de desenvolvimento de software, com supervisão da Diretoria Administrativa, e trabalha com linguagens atuais, sendo mantido pela própria equipe da TI.

Coordenador da TI, Raimundo Uchôa

Coordenador da TI, Raimundo Uchôa

O Coordenador de Tecnologia da Informação, Raimundo Nonato Uchoa Filho, explica que a principal função do SisCalc é fazer a atualização de débitos. “Sejam em relação a pensão alimentícia ou qualquer outro valor que precise de  índices, o Sistema mensalmente dará essa atualização. O usuário vai inserir apenas o valor e a data de vencimento e a atualização é automática. Trata-se de um avanço, haja vista que, pelo menos para essa questão de atualização de débitos, o processo era feito de forma manual,  por tabela de Excel e agora já fica disponível na Intranet, não só para o setor de Controle Interno, que tinha uma pessoa específica para essa ação, mas também para que outros assessores possam fazer a atualização”, diz.

Dr. Ivanovick Feitosa, Diretor Administrativo

Dr. Ivanovick Feitosa, Diretor Administrativo

O Diretor Administrativo da Defensoria Pública, Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, fala sobre as vantagens do SisCalc.  “Concebido pelos nossos desenvolvedores, o Sistema demonstra a maturidade dos programadores da Instituição. É adequado à nossa realidade e permite, com muito mais celeridade, que aqueles que precisem da atualização de valores e de cálculos possam, eles mesmos, utilizarem o serviço, ganhando tempo, reduzindo custos, melhorando a eficiência e no final o assistido é que será o principal beneficiado”, afirma, destacando ainda que o SisCalc já foi devidamente testado. “Foram feitos ajustes e já está no ponto de entrar em funcionamento. Como é um Sistema intuitivo, bem desenhado esteticamente, será fácil de ser manuseado, mesmo assim faremos um tutorial em forma de vídeo que será facilmente assimilado pela facilidade, mas certamente qualquer dúvida a respeito da ferramenta poderá ser esclarecida tanto pela Diretoria Administrativa como pela Coordenação de Tecnologia da Informação”, enfatiza.

“Com a implantação do SisCalc estamos dando mais um significativo passo dentro da modernização da Defensoria Pública, prevista no nosso Plano Estratégico. Trata-se de um Sistema inovador,  que  certamente será de grande valia para o desenvolvimento do trabalho desenvolvido em toda a Instituição, representando um ganho para o desempenho dos nossos profissionais, sendorevertido em um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos assistidos”, afirma a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.