Núcleo Central DPE-PI
Buscando cumprir mais uma etapa das ações previstas no Plano Estratégico 2016/2020, garantindo suporte eficiente no âmbito da Tecnologia da Informação aos Defensores Públicos, colaboradores e estagiários, a Defensoria Pública do Estado do Piauí instituiu a Central de Atendimento ao Usuário, serviço de Help Desk. A medida consta na Portaria GDPG Nº 298, datada de 23 de maio de 2018 e assinada pela Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
A referida Central funcionará sob a supervisão da Coordenação de Tecnologia da Informação e tem como objetivo o gerenciamento de incidentes, bem como o suporte remoto aos usuários nas demandas de informática da Instituição.
A Central estará apta a prestar o suporte necessário, direto e imediato, por telefone ou email, para as demandas de pequena complexidade, buscando restabelecer a normalidade dos serviços relacionados aos equipamentos de informática de forma rápida e eficaz. Também realizará, entre outras atribuições, a triagem dessas demandas conforme a natureza, identificando as prioridades de acordo com critérios técnicos estabelecidos, distribuindo as ocorrências para as suas áreas especializadas, tudo buscando aperfeiçoar a comunicação com o usuário, criando para isso um canal direto para atendimento.
Instalada na Coordenação de Tecnologia da Informação, a Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, mediante escala de revezamento. A comunicação de incidentes e as solicitações de suporte, manutenção e informações deverão ser efetuadas pelo telefone (86) 3233-8467 ou pelo email cti@defensoria.pi.def.br. Quando solicitar o atendimento por email o usuário deverá indicar um número de telefone para contato. Todas as solicitações via telefone devem ser realizadas no horário do expediente, As que forem enviadas por email poderão ser feitas em horários diversificados, estando o remetente ciente de que serão protocoladas no primeiro dia útil seguinte ao envio da mensagem.
“Ao instituir e regulamentar a Central de Atendimento ao Usuário, serviço Help Desk estamos cumprindo uma das metas previstas no nosso Plano Estratégico de ampliar a informatização e virtualização das demandas da Defensoria Pública, padronizando e otimizando rotinas administrativas que se reverterão cada vez mais em melhorias para os serviços que prestamos aos nossos assistidos, garantindo para isso o suporte eficiente aos usuários do nosso Sistema de tecnologia da Informação para que possam bem desempenhar suas atividades. O Help Desk integra hoje as melhores práticas de manutenção de serviços de Tecnologia da Informação. Por meio da Central, a Defensoria Pública manterá também atualizado um Banco de Informações, que além de se constituir em uma memória para a Instituição, possibilitará orientar ações estratégicas futuras, visando o aprimoramento dos serviços, assim como o aperfeiçoamento de uma cultura organizacional interna quanto a tecnologia e segurança da informação”, afirma Dra. Hildeth Evangelista.