Sem categoria

Defensoria integra ações do Ônibus Lilás em Canto do Buriti

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 16, dezembro de 2022 às 13:01

WhatsApp Image 2022-12-16 at 12.28.23(1)

A Defensoria Pública regional de Canto do Buriti (414 Km de Teresina) integrou as ações do Ônibus Lilás na última quarta-feira (14). A presença da Defensoria foi solicitada pela Coordenação do projeto para fins de orientação jurídica à população. A comarca de Canto do Buriti é atendida pela Defensora Pública Haradja Michelliny Figueiredo Freitas Freitag, em regime de acumulação.

A participação da Defensoria se deu por meio do assessor Gustavo Macêdo. Na oportunidade foram realizados 10 atendimentos, sendo quatro destinados para expedição de declaração de hipossuficiência para fins de retirada da segunda via de certidão de nascimento/casamento de forma gratuita; um atendimento de investigação de paternidade (informações jurídicas); um atendimento de guarda (informações jurídicas) e quatro atendimentos para retificação de registro civil.

“Foi um evento positivo, bem organizado, com serviços ofertados para população carente, dois quais: emissão de RG, orientações jurídicas, palestra informativa sobre combate a violência doméstica e atendimentos de saúde, tudo conduzido de forma a beneficiar a população canto-buritiense”, diz Gustavo Macêdo.

A Diretora da Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite, diz que a parceria com o Ônibus Lilás tem ocorrido sempre que se faz necessário. “É extremamente importante a atuação da Defensoria Pública nessas ações do Ônibus Lilás, pois permite que as mulheres atendidas dentro do projeto sejam orientadas sobre seus direitos e como buscá-los. A Defensoria estará presente na ação sempre que possível, pois é nosso total interesse contribuir para que essas mulheres possam ter suas dúvidas esclarecidas e sintam que a Instituição está ali para ajudá-las na garantia de direitos”, afirma.