Notícias

Defensoria Itinerante atende 70 pessoas por dia em Jornada realizada na Uespi do Dirceu

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, junho de 2019 às 12:10
Dr. Marcelo Pierot e equipe da Itinerante em atendimento na Uespi do Dirceu

Dr. Marcelo Pierot e equipe da Itinerante em atendimento na Uespi do Dirceu

A Defensoria Itinerante vem integrando, desde a última segunda-feira (24), a Jornada da Justiça Itinerante que acontece na Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. Diariamente a Defensoria distribui 70 senhas para atendimento das pessoas que comparecem ao local. A Jornada prossegue até a próxima sexta-feira (28)

Nesta terça-feira (25),  os trabalhos foram coordenados pelo Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Dr. Marcelo Moita Pierot, que resumiu a representatividade da ação. “A palavra aqui é comodidade. A Defensoria Pública em conjunto com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público estão unidos, mais uma vez, para dar comodidade à população do Grande Dirceu. As pessoas precisam entender que aqui acontece uma ação judicial. Esse trabalho que a Defensoria presta, de protocolar essas ações, como as de reconhecimento de união estável, suprimento de registros de nascimento e óbito, retificação de registro civil em geral, são ações que tiramos daquela morosidade do Poder Judiciário. As pessoas se mobilizam, vêm para o atendimento trazendo suas documentações pessoais e, em um dia, conseguem sair com seu documento, com seu registro, com a solução de seu problema. Então a Defensoria se sente muito feliz em estar novamente em uma região populosa, que necessita desse trabalho. Estamos mais uma vez cumprindo o nosso papel, de solucionar esses casos da forma mais rápida, mais célere, dando mais efetividade e proporcionando o acesso à Justiça a quem mais necessita”, afirma o Defensor Público.

O gerente de farmácia W. M. da S. foi uma das pessoas atendidas pela Defensoria Itinerante. “É um serviço muito bom, porque nos ajuda a não ficar preso só a um lugar. Esse atendimento nos bairros ajuda bastante, a pessoa consegue ajeitar sua documentação e depois, como no meu caso que foi divórcio, é só receber no Tribunal de Justiça na próxima semana”, destaca em relação a descentralização do atendimento.

Além da direção do Dr. Marcelo Pierot, a Defensoria Itinerante conta em seus quadros, como titulares, com os Defensores Públicos Dr. Francisco Cardoso Jales e Dr. Arilson Pereira Malaquias.