Notícias

Defensoria Itinerante concluí calendário de 2021 com atendimentos em Elesbão Veloso e Buriti dos Lopes

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, dezembro de 2021 às 12:51

Defensoria Itinerante último
A Defensoria Itinerante está fechando esta semana seu calendário de ações em 2021. Na última terça-feira (14) foi realizado, dentro do Projeto Defensoria Itinerante em Ação, atendimento no município de Elesbão Veloso (164 Km de Teresina) e nesta quarta-feira (15), a ação ocorre em Buriti dos Lopes , localizada a 300 Km da capital.

Durante todo o ano, a Defensoria Itinerante manteve o calendário de atendimento aos assistidos, dando seguimento às ações remotas adotadas desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Em junho de 2021, com o cenário em relação aos riscos de contaminação pela covid-19 modificado a partir do avanço da imunização, a Itinerante, iniciou os atendimentos presenciais no interior do Piauí, mediante agendamento prévio devido a necessidade da continuidade de adoção das medidas higienicossanitárias. No citado mês os atendimento iniciaram por Demerval Lobão (35 Km de Teresina), sendo posteriormente realizados na comunidade Mata Grande, zona rural de Porto (160Km de Teresina).

A partir daí a Itinerante vem divulgando mensalmente seu calendário de atendimentos presenciais no interior do Piauí, que correspondem a ações cíveis de natureza consensuais, tais como divórcio, união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade, informações sobre processos acompanhados pela Defensoria e informações jurídicas em geral.

Também a partir do mês de novembro a Defensoria Itinerante tem integrado as ações do Projeto “Teresina cuida de você”, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina. A primeira participação aconteceu em 27 de novembro no bairro Portal da Alegria, resultando em 60 atendimentos. Dentro do mesmo projeto municipal a Itinerante estará neste sábado (18), no Parque Lagoas do Norte, de 8h às 13h. Outro projeto que a Itinerante tem sido parceira é o Ônibus Lilás, da Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CEMP).

Defensoria Itinerante 5O Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Marcelo Moita Pierot, avalia o ano como positivo em relação aos atendimentos prestados. “Durante todo o ano de 2021, procuramos prestar um atendimento qualificado aos assistidos pela Defensoria Pública. Estabelecemos uma rotina de atendimentos virtuais e também, a partir da retomada dos atendimentos presenciais, em junho, um calendário que estamos fechando esta semana, finalizando com êxito as nossas ações. A implementação e fortalecimento do Projeto Defensoria Itinerante em Ação representou um diferencial dentro das nossas ações, permitindo que chegássemos com a segurança necessária nesse momento pandêmico, a várias cidades do Piauí, facilitando o acesso da população aos nossos serviços. Integrar os calendários dos Projetos Ônibus Lilás, da Coordenadoria de estado de Políticas para Mulheres, e Teresina Cuida de Você, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, foram outros importantes passos para nos aproximar ainda mais da população, tendo o nosso trabalho sempre ocorrido obedecendo todas as normas de segurança higienicossanitárias. Fora isso a Itinerante continua realizando o atendimento virtual com eficiência, possibilitando um retorno às demandas dos nossos assistidos e assistidas que nos procuram nessa modalidade. Estamos satisfeitos com os resultados em 2021 e prontos para iniciar 2022 com a mesma disposição”, afirma.