Notícias

Defensoria Itinerante dobra número de atendimentos realizados no segundo bimestre do ano

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 20, maio de 2022 às 11:10

Itinerante

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio da Diretoria Itinerante, divulgou o balanço dos atendimentos realizados nos quatro primeiros meses do ano de 2022, registrando um total de 919 atendimentos nas comunidades hipossuficientes onde a Instituição não está instalada de forma permanente.

Nas atividades promovidas pela Defensoria Itinerante são ofertados serviços como reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação ou suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade biológica ou socioafetiva, suprimento de registro de óbito informações sobre processos acompanhados pela Defensoria e informações além de outras ações de natureza consensual.

Os dados também reúnem os números de atendimentos realizados pela DPE/PI através do projeto Jornada da Justiça Itinerante, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI), que presta atividade jurisdicional de maneira descentralizada no interior do estado.
De acordo com o relatório divulgado pela Defensoria, somente nos quatro primeiros meses do ano de 2022, a Defensoria Itinerante registrou 919 atendimentos, realizados em 20 municípios do estado do Piauí, além da capital, Teresina, atingindo uma média de 220 atendimentos mensais.

Conforme o levantamento, os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, registraram, respectivamente: 84, 179, 327 e 329 atendimentos, indicando um aumento de 149% no número de atendimentos realizados no segundo bimestre, quando em comparação ao primeiro bimestre do ano.

O Defensor Público Marcelo Moita Pierot, Diretor da Defensoria Itinerante, observa a alta procura pelos atendimentos realizados na capital e interior do estado através das ações itinerantes promovidas pela DPE/PI.  “Nos últimos meses a Defensoria Itinerante conseguiu ampliar, tanto o número de cidades atendidas como a quantidade de viagens realizadas mensalmente, para atender uma demanda que vamos detectando junto aos parceiros e também aos assistidos, que de forma presencial ou remota procuram os serviços da Defensoria. Nisso temos tido total atenção da gestão da DPE assim como o compromisso e zelo de todos que atuam nas atividades diárias da Defensoria Itinerante buscando atender uma população empobrecida e que não tem outra alternativa de acesso a serviços jurídicos básicos”, diz  o Defensor Público.

Para mais informações, a Defensoria Itinerante disponibiliza os seguintes números:
(89) 99443-4354
(86) 99495-7298
(86) 99404-7746
(86) 3233-9805

As informações também podem ser obtidas através do seguinte endereço de e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br.