Sem categoria

Defensoria Itinerante integra Jornada da Justiça Itinerante em Palmeirais

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 21, junho de 2017 às 13:40

Dr. Afonso Itinerante Palmeirais 01

A Defensoria Itinerante da DPE-PI iniciou hoje (20) o atendimento dentro da Jornada da Justiça Itinerante na cidade de Palmeirais (110 Km  de Teresina). A ação acontece na avenida Gonçalo Barbosa Soares, 160, Centro, em  frente ao Fórum do Município.

A abertura marcou o início das comemorações pelo aniversário da cidade e foi feita  pelo prefeito Reginaldo Júnior, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Jânio César Nunes e pelo Diretor da Defensoria Itinerante, Dr. Afonso Lima da Cruz Júnior.

Durante três dias, a população de Palmeirais terá acesso a atendimentos e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, acordo para realização de exame de DNA, entre outras consideradas ações de natureza consensual , todas específicas do atendimento prestado pela equipe da Defensoria Pública.

Na quarta-feira (21), além dos serviços jurídicos, a equipe odontológica do município vai realizar atendimentos da unidade móvel e entregar próteses dentárias.  Na quinta-feira (22), será instalado um consultório médico na avenida, com realização de exames de ultrassom.

O prefeito Reginaldo Júnior destaca a importância das parcerias  para a realização da Jornada, que está oferecendo à população de Palmeirais acesso à Justiça. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, logo nas primeiras horas, muita gente procurou o serviço, o que significa que a população realmente estava precisando de uma ação como essa”, destaca o prefeito.

O Diretor da Defensoria Itinerante, Dr. Afonso Lima da Cruz Júnior, afirma que a ação está se desenvolvendo dentro do esperado. “Estamos tendo um trabalho exitoso nesse início de atendimento em Palmeirais, a procura tem sido bem significativa o que mostra que os serviços prestados pela Defensoria Pública realmente têm credibilidade junto à população. Nosso interesse é realmente continuar desenvolvendo da melhor forma o atendimento da Defensoria Itinerante, para que possamos proporcionar o acesso à Justiça de forma cada vez mais democrática à população, especialmente a mais vulnerável. Aqui em Palmeirais já estamos certos que nossa ação será uma dos mais proveitosas”, destaca.

O atendimento em Palmeirais acontece até a quinta-feira, dia 22, e conta ainda com a participação da  Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Identificação e de uma equipe do INSS, que  presta orientações sobre benefícios, auxílios e aposentadorias, tanto para trabalhadores da zona urbana como rural do município. Também no local, a  Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) oferece serviços de corte de cabelo, hidratação e limpeza de pele.