A Defensoria Itinerante realizou 34 atendimentos durante a Caravana dos Direitos Humanos na Comunidade, realizada pela Secretaria da Assistência Social Trabalho e Diretos Humanos (Sasc), na Vila Santa Bárbara, em Teresina. A Defensoria também foi responsável por um reconhecimento de paternidade e duas ações de divórcio durante o atendimento.
A iniciativa, visa promover ações em direitos voltados para as comunidades, com o fortalecimento das políticas públicas existentes para promoção e defesa da cidadania e também enfrentamento a discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero, além da oferta de serviços.
Além da Defensoria Itinerante, p projeto conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí; Secretaria de Saúde (Sesapi); Sistema Nacional de Emprego (SINE); Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEMP).
“Nosso papel enquanto gestor público é de garantir Direitos e serviços para a população e é o que temos buscado fazer através deste projeto que leva serviços e ações para mais perto da população”, enfatizou o Secretário da Sasc, Zé Santana.
O Diretor da Defensoria Itinerante, Marcelo Pierot, destaca a importância do atendimento. “Não poderíamos ficar de fora desse importante projeto, que é uma iniciativa que tem por finalidade levar cidadania à população. Durante as caravanas estaremos prestando aquele atendimento tradicional da Diretoria Itinerante, principalmente na parte de registros públicos, suprimento de registro de nascimento, óbito, retificação de registro civil dentre outras ações consensuais que a Itinerante costuma fazer. Também será sempre uma excelente oportunidade para prestar informações sobre direitos, garantias constitucionais e cidadania”.