Adolescentes receberam orientações
O Centro de Educacional Feminino, unidade educacional de internação de adolescentes em conflito com a lei, recebeu na manhã do dia 25 de março, segunda-feira, ação de cidadania e saúde preventiva realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Programa Defensorial de Assistência Integral ao Preso, o PRODAIP. Nesta edição com as meninas que se encontram cumprindo medidas socioeducativas, além da aferição de pressão arterial e exame de glicemia, as nove internas da unidade contaram com uma aula de maquiagem, ministrada pelo maquiador Victor da Rocha, cedido pelo Vult Cosméticos e com distribuição de necessaires com itens de maquiagem cedidos pela Zanphy.
Defensores Públicos e a Coordenadora do Centro
A ação fez parte das comemorações do mês da mulher e teve como objetivo, trabalhar a autoestima das reeducandas. O evento contou com a presença do Defensor Público Geral nomeado, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, atual Subdefensor; do Dr. Eric Leonardo Pires de Melo, Defensor substituto da 3ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude; Marinalva Santana, do Grupo Matizes e marcou a despedida da Defensora Pública Dra. Sheila de Andrade Ferreira como Coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria Pública.
“Conseguimos, em parceria com as marcas Vult e a Zanphy, trazer para elas um curso de automaquiagem. Depois que for feita a aferição de pressão e glicemia, elas vão participar do curso. Fica bem marcante, pela questão do mês da mulher, elas terem não só a parte de saúde como a de valorização da autoestima. Para elas é importante, para a Defensoria é importante. As parcerias que foram formadas podem até se prolongar para outras futuras ações, já que a gente está tão perto do mês das mães, do mês de maio, podendo inclusive pensar em levar essa parte de valorização da beleza da mulher para a Penitenciária Feminina”, enfatizou a Defensora Pública, que se despede da Coordenação do Sistema Prisional de Teresina, fazendo uma avaliação positiva do programa que levou saúde e cidadania ao Sistema Prisional. “Eu estou muito feliz! Estou encerrando um ciclo na Coordenação do Sistema Prisional, mas encerrando um projeto que eu quero inclusive dar continuidade, porque só faltou uma unidade prisional para ir e, de repente voltar com outros serviços. Então, eu estou muito feliz em estar acontecendo aqui e da forma que está acontecendo”, enfatizou Dra. Sheila de Andrade.
Dra Sheila de Andrade fala às internas durante a ação
“É uma ação muito importante tanto para nós, colaboradores da Casa como para elas, que se sentem mais valorizadas”, garantiu Coordenadora do Centro Educacional Feminino, Adriana Cleia Carvalho da Silva. Durante todo o mês de março, foram realizadas ações em comemoração ao mês da mulher e, o Programa de Cidadania e Saúde da Defensoria Pública, segundo ela, fecha com chave de ouro as atividades. “Porque valoriza a beleza delas, valoriza a saúde delas, que são coisa que a gente procura dar prioridade dentro da Casa: essa valorização delas como mulheres. São meninas-mulheres e só agradecimento a toda equipe da Defensoria Pública por essa iniciativa e apoio. A presença da Dra. Sheila e do Dr. Eric foram fundamentais, e essa forma de lidar com elas faz toda a diferença. Faz com que entendam que têm um valor muito precioso, que é o que eu sempre priorizo para falar para elas, porque o fato de estarem aqui não as valoriza em momento algum. Pelo contrário, elas têm um valor precioso e aqui é só uma casa de passagem, elas terão oportunidade de seguir. E são essas ações que facilitam que entendam e se valorizem como pessoas”, disse.
Para o Defensor Público da Infância e Juventude, Dr. Eric Leonardo Pires de Melo, a “ação é extremamente importante pois resgata a autoestima dessas meninas e contribui de forma relevante para reinserção social delas, exigida no Sistema de Privação de Liberdade. Todos os mecanismos que visam essa ressocialização são válidos. Muito bom! Só aplausos!”.
Durante a manhã, após os exames e um lanche, as reeducandas contaram com as dicas de maquiagem do consultor da Vult Cosméticos em Teresina, o maquiador Victor da Rocha. Também foram presenteadas com itens de maquiagens da Zanphy e ainda, batons da Vult. “Além dos kits para embelezar as meninas, trouxemos um curso de automaquiagem que irá promover a autoestima que elas irão levar pela vida toda”, disse o consultor de beleza. As dicas, segundo ele, poderão ajudar a despertar nas meninas o talento para a maquiagem, podendo, no futuro, até se transformarem em um trabalho”, disse o profissional de beleza.
A ação de saúde contou com a presença da Coordenadora do Grupo Matizes e Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marinalva Santana. “A gente agradece a deferência mais uma vez da Defensoria e só reafirma, mais uma vez, a parceria que temos com esse órgão tão importante para o Estado. Não é a primeira ação que o Grupo Matizes participa em conjunto com a Defensoria e só temos a parabenizar a DPE por mais essa iniciativa e agradecer a oportunidade de estar prestigiando”, afirmou.
Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, Defensor Público Geral nomeado e atual Subdefensor Público Geral, acompanhou as atividades na manhã de segunda e elogiou a atuação dos Defensores Públicos, Dra. Sheila de Andrade e Dr. Eric Leonardo. “É um programa que queremos levar à frente nessa gestão, esse tipo de ações, que são gratificantes do ponto de vista da Instituição e também para as pessoas que estão envolvidas. Ninguém faz nada só, é uma parceria que também oferece uma oportunidade de qualificação para essas adolescentes. Embora seja um curso rápido, pode despertar o interesse em fazer um curso mais aprofundado e, quem sabe, elas possam a vir a ser profissionais da área de beleza, tendo outras oportunidades na vida. Agradecemos a coordenação da Dra. Sheila à frente desse Projeto de grande importância para a Defensoria e para essas pessoas e também ao Dr Eric Leonardo, que atende aqui no Centro e em outras unidades de internação”, enfatizou.
A ação de Cidadania e Saúde é desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, com órgãos e entidades parceiras e tem alcançado resultados positivos junto a menores que se encontram em centros para cumprimento de medidas socioeducativas, bem como junto a reeducandos e reeducandas nas unidades prisionais do Piauí.